Publicado em: 05/10/2020 às 15:55
Covid-19: Saúde disponibiliza 70 cadastros por dia, nesta semana, para testagem de assintomáticos
Ao todo, serão mais 350 exames destinados a pessoas que não apresentam sintomas suspeitos da doença; cadastros são realizados entre os dias 5 e 9 de outubro junto à equipe da Secretaria Municipal da Saúde que está na carreta itinerante, no Parque Ecológico
Equipe da Secretaria da Saúde atende na tenda ao lado da carreta itinerante, no Parque Ecológico, para cadastrar assintomáticos para testagem

A nova etapa de testagem para pessoas sem sintomas de covid-19 começou nesta segunda-feira (5), na carreta itinerante, que está no recinto do Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto. Coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, a ação faz parte da estratégia adotada pela Prefeitura para avaliar a evolução da doença e também indicadores epidemiológicos na cidade.

Ao todo, são mais 350 cadastros disponibilizados pela Prefeitura para testes de assintomáticos. Eles serão realizados desta segunda (5) até sexta-feira (9), com limitação de 70 por dia. Os interessados devem procurar a equipe da Secretaria da Saúde, que fica na tenda ao lado da carreta itinerante, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para posterior agendamento do exame.

Há limitação de cadastros diários para assintomáticos de acordo com a demanda do serviço, que é destinado principalmente para testagem de pessoas com suspeita da covid-19. Esses pacientes que apresentam sintomas como febre e problemas respiratórios devem procurar atendimento médico na tenda sentinela da Santa Casa e na UPA 24h e são testados após triagem da equipe da Saúde, responsável também pelo agendamento dos exames.

Quem está com suspeita da doença, portanto, não deve procurar diretamente a carreta, e sim as unidades específicas para atendimento covid. Familiares e pessoas que tiveram contato próximo com pessoas que testaram positivo também fazem o exame.

Na primeira etapa da testagem em massa de assintomáticos, ocorrida no último dia 19, 350 pessoas sem sintomas retiraram senhas para fazer o exame no próprio dia e outras 1000 se cadastraram para agendá-lo.

A carreta iniciou os trabalhos no último dia 8 de setembro e já realizou quase 7 mil exames. A unidade permanece no Parque Ecológico nesta semana, mas deve ser deslocada para outra região em breve.

Como são os testes na carreta

Realizados a partir de uma amostra de sangue, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, também se a pessoa está em fase de transmissão da doença ou não.

Com a ampliação da testagem, o número de confirmações da doença na cidade tende a aumentar também, o que não significa necessariamente piora nos índices e sim redução na subnotificação dos casos. A testagem em massa vai ser importante também para traçar estatísticas mais detalhadas e específicas sobre a doença na cidade.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar, a princípio, 15 mil testes, o que representa mais de 10% da população total da cidade. O número, no entanto, pode ser ampliado conforme a necessidade da rede municipal.

A ação visa também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).