Presidente
Sra. Rosana Pedro

Endereço
Rua 13 de Maio, 175, Centro, CEP 13600-091, Tel. (19) 3543-1702.

Em 17 de maio de 1983, por meio do Decreto nº 20.925, o Fundo de Assistência Social do Palácio do Governo transformou-se em Fussesp - Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, órgão ligado ao Gabinete do Governador, dirigido por um Conselho Deliberativo composto por seis membros, sob a presidência da esposa do Chefe do Executivo Estadual. Contando, inclusive, com uma Coordenadoria do Interior, o Fussesp fundamenta-se na consolidação do bem comum, possível com o envolvimento de todos os segmentos sociais, "pois quem participa da decisão se compromete com os resultados". A primeira presidente, Florinda Gomes Covas (Lila), iniciava assim "uma grande cruzada na tentativa de atrair a iniciativa privada a se engajar fortemente na luta para erradicação das desigualdades sociais. Luta esta do Governo e de todos os que habitam e trabalham no Estado de São Paulo".
Com a efetivação do Fussesp, os Fundos Sociais de Solidariedade Municipais, os chamados FSSMs, foram criados por Lei Municipal, sendo diretamente ligados ao Gabinete do Prefeito. Instituído um mês depois, o Fuss de Araras foi oficializado com a Lei nº 1.501, de 22 de junho de 1983. A população ararense, desta forma, passava a contar com um órgão cuja função prioritária é mobilizar a comunidade para o atendimento às suas necessidades e aspirações. O Fuss visa também articular recursos humanos, materiais, financeiros e institucionais junto a organizações governamentais e não governamentais voltadas à coletividade. Empenha-se ainda em valorizar, estimular e apoiar iniciativas destinadas à solução dos problemas locais, promover articulações e atuar integralmente com as unidades administrativas da Prefeitura Municipal ou outras entidades públicas ou privadas, atendendo algumas demandas de secretarias, principalmente das pastas da Saúde, Educação, Ação e Inclusão Social, Ação Cultural e Cidadania, Esportes, Lazer e Atividades Motoras, dentre outras. Dirigido por um Conselho Deliberativo composto por 13 membros escolhidos entre pessoas representativas dos diversos segmentos, é presidido pela primeira-dama. O mandato dos membros do Conselho é por dois anos, renovável a convite, e suas funções consideradas como prestação de serviços relevantes ao município. Tem caráter amplo, é flexível e direto em sua ação na defesa e promoção humana e na atuação como agente da política social.
Entre as atividades desenvolvidas pelo FUSS de Araras estão ações voltadas a gestantes, idosos, crianças, adolescentes, pessoas com necessidades especiais e em situação de vulnerabilidade social. O Fundo Social tem como foco ações solidárias, como Campanha do Agasalho, Campanha de Alimentos, doação de óculos, aparelhos adaptados ortopédicos e posturais, além de empréstimo de aparelhos para locomoção. Também é conhecido por aceitar doações e destiná-las integralmente para atender à demanda de munícipes. O Fuss desenvolve o projeto Padaria Artesanal, um curso que tem como objetivo a capacitação de homens e mulheres na fabricação de pães, visando à geração de emprego e renda, e inserindo o individuo no mercado de trabalho. Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza o Projeto Terceira Idade, em que são realizados encontros mensais com os integrantes dos grupos. Nele, são oferecidas oficinas como terceira idade online e ginástica, além de bailes temáticos com o intuito de oferecer aos idosos com mais de 60 anos momentos agradáveis e novas amizades, promovendo o bem estar. O Fundo Social de Solidariedade do Município de Araras tem efetiva participação na realização de eventos socioculturais e gastronômicos, promovidos na Praça Barão de Araras, como a Festa da Cidade, Arraial na Praça e Café com Chocolate.
Presidente
Sra. Rosana Pedro
Formação: Técnica em Contabilidade, Guia de Turismo, foi Diretora do FUSS de 2017 a 2019.

  1. 01) ROSANA PEDRO
  2. 02) ANETE MONTEIRO DOS SANTOS CASAGRANDE
  3. 03) ARNALDO ABREU BERNARDI
  4. 04) DANIELA FRANCO DA SILVA CAMARGO
  5. 05) EVANDRA CRISTINA FERNANDES ZANGIROLAMI
  6. 06) IONE FRANCHINE GONZAGA
  7. 07) LEILA DO NASCIMENTO CHIARINOTTI
  8. 08) MARIA IGNEZ ALBERICO CABRINI
  9. 09) MÔNICA LAGAZZI
  10. 10) PASCOALA ISABEL CERVANTES PERCHES
  11. 11) ROMILDO BENEDITO BORELLI
  12. 12) TEREZINHA AIDA TREDEZINI GONÇALVES BARRETO

"QUEM AMA A VIDA E AJUDA O PRÓXIMO, SERÁ AMADO E PROTEGIDO POR DEUS, ONDE QUER QUE ESTEJA." - Meishu Sama