Conhea um pouco da Histria de Araras

Igreja Matriz

O primeiro registro do povoado foi em 1818, atravs de uma sesmaria de lgua e meia, formada pelas bacias hidrogrficas do rio Mogi, ribeiro Itapura e ribeiro das Araras, em terras pertencentes ao municpio de Limeira. Em 1862, o proprietrio da sesmaria erguia a primeira capela de Nossa Senhora do Patrocnio das Araras, rodeada de algumas casas. A inaugurao foi em 15 de agosto de 1862, Dia da Padroeira.

Em maio de 1865, os ento proprietrios da sesmaria, Bento de Lacerda Guimares (futuro Baro de Araras), e Jos de Lacerda Guimares (Baro de Arary), doaram o terreno para o patrimnio da respectiva igreja dedicada a Nossa Senhora do Patrocnio.

Em 24 de maro de 1871, o povoado de Nossa Senhora do Patrocnio foi elevado categoria de vila, passando a partir daquele momento a constituir um municpio, que j possua cinco mil habitantes. A primeira eleio de vereadores foi em 07 de setembro de 1872. O municpio foi instalado em 07 de janeiro de 1873, com a constituio da 1 Cmara Municipal e em 02 de abril de 1879 foi elevada categoria de cidade.

As grandes fazendas de lavoura de caf predominavam na cidade e eram responsveis pelo progresso que surgia na regio. Em abril de 1877, os trilhos da Companhia Paulista de Estrada de Ferro eram a principal forma de escoamento da produo agrcola da regio, o que acelerou o progresso da cidade.

A imigrao foi grande influenciadora na formao da populao de Araras. Com o ciclo do caf, italianos, portugueses, suos e alemes se incorporaram vida econmica que vinha sofrendo prejuzo com a falta de mo de obra na lavoura devido abolio da escravatura.

Fundadores de Araras

Bento de Lacerda Guimares e Jose de Lacerda Guimares, Fundadores de Araras eram filhos de Antonio de Lacerda Guimares e Maria Franco, lavradores em Belm de Jundia, hoje Itatiba.

Em dezembro de 1847, os irmos contraram matrimonio, o primeiro com Manoela Assis de Cssia, e o segundo com Clara Miquelina de Jesus, filhas de Alferes Franco, possuidor de uma das maiores fortunas da poca e que, parte de seu patrimnio localizava-se em Araras.

Aps o casamento os irmos concretizaram a sociedade Lacerda & Irmos cujo objetivo principal era a cultura de caf, nos stios Montevidu (hoje Fazenda Montevidu) e Bocaina.

Bento de Lacerda Guimares (Baro de Araras)

Jose de Lacerda Guimares (Baro de Arary)