A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil tem recebido muitas denúncias de munícipes sobre motocicletas e veículos que trafegam com a descarga livre, que é quando o escapamento não tem abafador ou silenciador. O barulho acaba perturbando o sossego público, principalmente perto de escolas e hospitais.
O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), inspetor Daniel Ponessi Alves, explica as medidas que estão sendo tomadas nos patrulhamentos e bloqueios de fiscalização. “O objetivo das ações é principalmente a redução dos furtos e roubos de veículos e a diminuição dos números de acidentes com vítimas, mas também fiscalizamos o nível de ruído das descargas. Há casos em que o barulho dos escapamentos estão totalmente fora dos limites, quase sempre por modificações nas peças originais ou substituição por outros modelos incompatíveis ou não aprovados pelo INMETRO”, disse.
Veículos que estão nas situações descritas estão sujeitos à multa e à retenção do veículo por infringirem o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro. Trata-se de uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e anotação de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Secom/Prefeitura de Araras