Em boletim divulgado nesta terça-feira (1º), a Secretaria Municipal da Saúde informa que a cidade de Araras ultrapassou os 1.600 casos de dengue neste ano. O informativo semanal também confirma a quinta morte por dengue na cidade: um homem, de 83 anos, com doença renal crônica. Outros três óbitos estão em investigação.
Segundo o Setor de Controle de Endemias, dos 1.649 casos atuais da doença, 243 foram registrados somente na última semana. No momento, nove pessoas estão internadas e 161 pessoas aguardam resultado de exames.
“A cada semana os casos de dengue em nosso município aumentam, o que é muito alarmante, apesar de já sabermos que atingiríamos o pico da doença no mês de abril. Araras se encontra em situação de emergência e por esse motivo pedimos a colaboração de todos, principalmente eliminando os criadouros dentro das residências. Precisamos de todo jeito evitar a água parada, para controlarmos a proliferação do mosquito”, disse o coordenador do Setor de Combate a Endemias, Paulo Rafael Moreira.
Horários exclusivos de atendimento
Com os aumentos significativos da doença, a Secretaria da Saúde iniciou nesta terça-feira (1º) os horários exclusivos para atendimento de casos de dengue nas unidades básicas de saúde do município, o que acontece das 7h às 10h.
“Nesses horários estamos atendendo apenas casos de dengue. Pessoas com sintomas são consultadas e encaminhadas. Todas fazem o Cartão da Dengue, que vai registrar a evolução da doença, além de hemograma completo para verificar a gravidade. Já a sorologia para certificar que a pessoa está com dengue é feita somente no sexto dia de sintomas e com agendamento”, explicou a Diretora da Saúde, Ieda Mussarelli.
A Secretaria reforça que as consultas e demais procedimentos que estavam agendados anteriormente para esse período já foram remanejados pelas equipes das unidades de saúde. Após o horário das 10h, serão atendidos os pacientes em consultas e exames de rotina e também os casos de suspeita de dengue que procurarem os postos.
Secom/Prefeitura de Araras