Araras comemorou na manhã desta quarta-feira (2), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Com a presença de alunos da rede municipal de ensino e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a data foi celebrada no Ginásio de Esportes Nelson Rüegger, com atividades lúdico-educativas, como contação de histórias, apresentações de dança e música, ações ambientais, entre outras.
O evento em prol das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) contou com as presenças da vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Elaine Brambilla, e da primeira-dama e presidente do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras, Áurea Bolli Maretto.
“A nossa intenção aqui é propagar a igualdade, o respeito e a inclusão”, disse a vice-prefeita. Já a primeira-dama reforçou que “o autismo não se cura, mas se compreende, e por meio dessa compreensão, gera-se empatia e um mundo melhor”.
A iniciativa foi organizada pelo Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência) em parceria com a APAE e teve a participação de alunos da FHO (Fundação Hermínio Ometto). A Prefeitura de Araras deu apoio ao evento por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente, Comunicação, Educação, Esportes e Turismo.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) há aproximadamente 2 milhões de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista no Brasil.
Secom/Prefeitura de Araras