A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 25/03/2025 às 14:48
Araras confirma quarta morte por dengue
Outros quatro óbitos estão em investigação; casos confirmados da doença já são 1.406 neste ano e 280 novos casos na última semana
Somente na última semana o município registrou 280 novos casos de dengue, totalizando 1.406 em 2025. Créditos: Danilo Lima/Secom-PMA

 

Araras registrou a quarta morte por dengue neste ano, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde nesta terça-feira (25). De acordo com o Setor de Controle de Endemias, trata-se de uma mulher, de 50 anos, sem comorbidade, ou seja, sem doença pré-existente. Outros quatro óbitos estão em investigação.

Somente na última semana o município registrou 280 novos casos de dengue, totalizando 1.406 em 2025. No momento, 10 pessoas estão internadas e 137 pessoas aguardam resultado de exames. “Nossa cidade se encontra em situação de emergência. A cada semana, os casos aumentam muito. Por esse motivo, todos têm que colaborar para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti. As pessoas precisam entender que a busca ativa contra os focos do mosquito começa na residência de cada um e toda ajuda é muito importante nesse sentido”, reforçou Paulo Rafael Moreira, da Coordenação do Setor de Combate a Endemias.

Segundo ele, um mutirão está sendo preparado para este sábado (29) no bairros Belvedere, Bom Jesus, Nova Araras e Jardim Santa Cruz, das 7h às 13h. O objetivo é que os agentes visitem as casas em busca de criadouros do mosquito da dengue, descartando corretamente lixo, entulho e qualquer material acumulado que possa colaborar para a proliferação do Aedes aegypti.

A Secretaria da Saúde reforça que, em caso de sintomas como dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, mal-estar, dor nas articulações ou febre alta, o munícipe deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima.

 

Vacinação

A Secretaria da Saúde alerta também sobre a baixa procura pela vacina contra a dengue em Araras. Segundo a pasta, a porcentagem do público-alvo (crianças/adolescentes de 10 a 14 anos) vacinado até o momento é a seguinte: 36,16%, com a 1ª dose e 14,93%, com a 2ª. “Infelizmente, nossa cobertura vacinal está muito aquém do satisfatório, já que só está realmente imune à dengue quem toma as duas doses. A vacinação é tão importante quanto o combate aos focos da doença”, comentou o secretário da Saúde, Romildo Benedito Borelli (Baiano da Farmácia).

“Um problema é que quando tem vacina, a procura é muito baixa. E agora que as pessoas estão tomando consciência da importância da vacinação, a vacina está me falta em todo o país. Representantes da Saúde de Araras estiveram no Departamento Regional de Saúde nesta segunda-feira (24) mas não conseguiram vacinas contra a dengue. Segundo eles, as doses devem chegar lá em Piracicaba nesta quarta-feira (26) e aí vão agendar para retirarmos. Então até o final desta semana ou início da próxima, Araras deve voltar a ter vacina contra a dengue para aplicar em crianças e adolescentes”, explicou Tavane Malaguesse, enfermeira chefe da Vigilância em Saúde.

 

Boletim semanal da dengue - 24/03/2025. Créditos: Arte/SMS -PMA

 

 

Secom/Prefeitura de Araras