A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 24/03/2025 às 15:43
24 de março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose
Secretaria da Saúde faz busca ativa para identificar e tratar doentes sintomáticos na cidade; população de rua é a mais atingida
Em comemoração à Semana do Município, tendas da saúde foram montadas na Praça Barão. Crédito: Foto: Danilo Lima-Secom/PMA

 

Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e, por isso, a Prefeitura de Araras, por meio de Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando a busca ativa dos sintomáticos respiratórios desde o dia 17 deste mês. A ação segue até 31 de março em parceria com o Centro Pop (Centro de Referência Especializado Para Pessoas em Situação de Rua) Dr. Narciso Gomes, já que as populações mais vulneráveis, como as pessoas em situação de rua, são as mais atingidas pela doença.

Nesta segunda (24) e terça-feira (25) a ação se intensifica com orientações sobre a Tuberculose na Praça Barão de Araras, na tenda da Saúde montada em frente ao Obelisco. A iniciativa faz parte das festividades da Semana do Município, já que neste dia 24 de março também se comemora os 154 anos de emancipação político-administrativa de Araras.

Na tenda é possível receber orientações sobre os sintomas e tratamentos da tuberculose, além de informações sobre a dengue. Também é possível aferir pressão e realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite.

 

Transmissão, sintomas e tratamento

A tuberculose continua sendo a principal causa de morte por um único agente infeccioso no mundo. Segundo o Relatório Global sobre Tuberculose 2024, da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 10,8 milhões de pessoas adoeceram mais de 1 milhão delas morreram da doença no ano passado. O ano de 2023 registrou o maior número de casos desde que a OMS começou a monitorar a tuberculose.

Essa doença é infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

A forma pulmonar, além de ser mais frequente, é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão. Os principais sintomas são: tosse por 3 semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço.

A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento. Quando outras pessoas respirarem essas partículas, há a possibilidade de se infectarem.

O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no SUS. A tuberculose tem cura quando o tratamento é feito de forma adequada, até o final.

Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames para investigação da doença. Se o resultado for positivo para tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível.

 

Secom/Prefeitura de Araras