A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 06/03/2025 às 14:36
Guia Turístico Religioso foi apresentado em Araras
Iniciativa estadual quer envolver religiões de matrizes africanas e indígenas no projeto que já inclui roteiros católicos, evangélicos e muçulmanos
Evento aconteceu na Casa da Memória na manhã desta quinta-feira (6). Foto: Danilo Lima/Secom

 

A Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana realizou nesta quinta-feira (6) uma reunião para apresentar o projeto “Guia Turístico de Religiões de Matrizes Africana e Indígena” da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens, em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do governo de São Paulo. O encontro aconteceu na Casa da Memória “Pedro Pessotto Filho”.

O evento foi presidido pelo Babalorixá Eduardo Leite, presidente da Comissão Municipal de Religiões de Matriz, e contou com a participação de Vânia Soares, coordenadora da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania; Leonardo Costa, assessor da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens; e das secretárias municipais Anete Monteiro dos Santos Casagrande, do Turismo; e Elaine Brambilla, da Assistência Social, também vice-prefeita.

Elaine destacou a importância do apoio estadual às religiões de matriz africana. “Nós temos um movimento no município, mas ter esse suporte do estado é imprescindível. É essa diversidade de crenças que nos diferencia. Temos que valorizar todas as religiões, seus costumes e lembrar que todos são livres para acreditar”, pontuou.

Já Anete falou sobre o papel da Secretaria Municipal de Turismo no desenvolvimento do segmento. “Estamos à disposição e trabalhando para que o turismo em Araras cresça e se fortaleça cada vez mais”, disse.

 

O Guia

O governo estadual está desenvolvendo o Guia Turístico que reúne casas de candomblé, umbanda e outras religiões de matriz africana, a fim de divulgar o trabalho realizado. Outros roteiros já existem e tem foco em doutrinas como a católica, muçulmana e evangélica.

“A ideia é representar todas as religiões, mostrando que todas existem no nosso estado e são igualmente respeitadas. Assim, elevamos o turismo no estado como um todo”, disse o assessor da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens, Leonardo Costa.

Segundo o Ministério do Turismo, o turismo religioso movimenta 15 bilhões de reais por ano no Brasil, com 20 milhões de viagens registradas no mesmo período. As casas que forem participar do Guia precisam seguir alguns critérios como ter infraestrutura física e digital, pessoas disponíveis para agendar visitas, receber os turistas e apresentar o local e as atividades realizadas. O formulário está disponível aqui.

 

Elaine Brambilla, Vânia Soares e Anete Casagrande. Foto: Danilo Lima/Secom

 

Presentes receberam material sobre o Fórum Inter-religioso para uma cultura de paz e liberdade de crença. Foto: Carolina Carettin/Secom

 

Secom/Prefeitura de Araras