Publicado em: 02/07/2024 às 08:21
Prefeitura lança amanhã o Programa Municipal de Coleta Seletiva
Evento acontece na Casa da Memória “Pedro Pessotto Filho” às 10h

A Prefeitura lança amanhã dia 03 de julho, às 10h, na Casa da Memória “Pedro Pessotto Filho” o PMCS (Programa Municipal de Coleta Seletiva). Este programa tem como principal objetivo apresentar um panorama dos materiais recicláveis no município e estabelecer metas de curto, médio e longo prazo para orientar as ações futuras neste setor.

O programa surge como resposta ao crescente impacto ambiental causado pela atividade humana, reconhecendo a urgente necessidade de planejamento, gestão e apoio às iniciativas de reciclagem, especialmente através da coleta seletiva.

A iniciativa é liderada pela administração municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, em colaboração com a Cooperativa Araras Limpa, responsável pela implementação da coleta seletiva na cidade.

Além disso, o programa está alinhado com a próxima revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que incluirá a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Essas revisões são fundamentais para guiar o manejo adequado dos resíduos sólidos em Araras, garantindo um futuro mais sustentável e consciente ambientalmente para todos os cidadãos.