Publicado em: 28/06/2024 às 08:23
Prefeitura lança o Programa Municipal de Coleta Seletiva
Evento acontece dia 03 de julho às 10h na Casa da Memória de Araras

A Prefeitura de Araras lança o Programa Municipal de Coleta Seletiva (PMCS) no próximo dia 03 de julho, às 10h, na Casa da Memória “Pedro Pessotto Filho”. O PMCS tem como objetivo principal, apresentar o panorama dos materiais recicláveis no município de Araras e estabelecer metas de curto, médio e longo prazo para orientar as ações a serem desenvolvidas e implementadas nesse setor.

O programa surge em resposta ao crescente impacto humano ao meio ambiente, reconhecendo a necessidade urgente de planejamento, gestão e apoio para iniciativas de reciclagem, especialmente através da coleta seletiva.

A iniciativa é liderada pela administração municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com a Cooperativa Araras Limpa, responsável pela execução da coleta seletiva na cidade.

Além disso, o programa está alinhado com a próxima revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que incluirá a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Essas revisões são fundamentais para orientar o manejo adequado dos resíduos sólidos na cidade de Araras, garantindo um futuro mais sustentável e ambientalmente consciente para seus habitantes.