Publicado em: 26/06/2024 às 11:08
Secretaria Municipal de Meio Ambiente alerta sobre a vacinação contra raiva em herbívoros
Outras informações podem ser obtidas na Casa da Agricultura de Araras ou pelo telefone 3547-6704; a raiva é uma doença aguda do Sistema Nervoso Central (SNC) que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura alerta sobre a vacinação contra raiva em herbívoros (morcegos). “Todos os mamíferos podem transmitir a raiva, no entanto, os mamíferos domésticos (cães e gatos) e silvestres (raposa e macacos) e quirópteros (morcegos) são os principais reservatórios. Os sinais clínicos da raiva transmitida por morcegos incluem isolamento do animal, apatia, paralisia e sintomas neurológicos graves, levando à morte em poucos dias”, explicou Natália Amaral Ambrósio, veterinária e responsável pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal).

Caso encontre algum morcego caído, morto ou agonizante próximo da sua residência ou em algum outro local, alguns cuidados devem ser adotados, como não tocar no animal; isolar o morcego colocando algum recipiente sobre ele (por exemplo, balde ou caixa) e entrar em contato com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (19) 3551-5840.

“Medidas preventivas recomendadas incluem a vacinação dos herbívoros contra a raiva, uso de pasta vampiricida nas mordeduras (espoliações) e notificação imediata de casos suspeitos ao serviço veterinário oficial. Em caso de agressão por animais, mesmo para ferimentos superficiais ou aparentemente sem importância, deve-se lavar imediatamente o local com água e sabão e procurar o posto de saúde para receber orientações quanto ao esquema de profilaxia da raiva humana (soro e vacina antirrábica)”, completou a veterinária.

A campanha educativa é uma das diretivas do programa estadual Município Agro, no qual a Prefeitura de Araras está conveniada.

Doença sem cura

A raiva é uma doença aguda do Sistema Nervoso Central (SNC) que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. É caracterizada por uma encefalomielite fatal causada por vírus do gênero Lyssavirus.

Segundo a SMMA, em 2021 o estado de São Paulo pactuou a suspensão das campanhas de vacinação contra a raiva em cães e gatos, mas a vacina pode ser realizada gratuitamente em posto fixo de vacinação definido pela Unidade de Vigilância de Zoonoses, a partir de 3 meses de idade, com reforço 30 dias após a primeira dose. A revacinação deve ser feita todos os anos.

Outras informações podem ser obtidas na Casa da Agricultura de Araras, localizada na Rua Emílio Ferreira, nº 70, Centro, ou pelo telefone pelo telefone 3547-6704.