Publicado em: 22/05/2024 às 15:57
Guarda Municipal intensifica abordagens às pessoas em situação de rua
O trabalho é diário em locais onde existe maior concentração de pessoas nesta condição

A Secretaria Municipal de Assistência Social oferece atendimento especializado às pessoas em situação de rua no Centro POP, localizado na Avenida Dona Renata (Marginal), 1.645, Centro, das 7h às 16h, além da oferta de passagens para as cidades mais próximas aos que não são de Araras e querem retornar. O telefone para contato é o (19) 3547-6672.

O acolhimento é realizado por meio de encaminhamento às OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) parceiras, com regras, na tentativa de restabelecer vínculos familiares e a saída definitiva das ruas. Juntamente com essas ações, ocorre também o acompanhamento pelo CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial - álcool e outras drogas), com avaliação, atendimento clínico e, se for o caso, internação voluntária, involuntária ou compulsória.

“99% dos casos são dependentes de álcool e drogas. Todos têm o direito de ir e vir, mas na rua não é local para ninguém, pela preservação da integridade física própria e das outras pessoas", pontuou o prefeito Pedrinho Eliseu.

Mudança de estratégia

A GCM mudou a estratégia e a partir desta semana a operação será permanente, o que implica, ainda, na prisão imediata de procurados pela Justiça, proibição de pedintes nos semáforos (são encaminhados à Assistência Social) e de supostos olheiros de carros.

“Lançaremos este mês a campanha “Não dê esmola, ajude do jeito certo”, que envolve um enfrentamento profundo da questão em todos os níveis e demandará o apoio de todos os ararenses. Temos, pois, todos os mecanismos para assisti-los corretamente, mas cobrar deles também é preciso. Não podemos ser coniventes, senão estimulamos o ócio ao invés de resolver o problema. Trabalho? Já foram oferecidas vagas por empresa local, sem adesão. Então, é tratamento, internação e ação. Este é o novo fluxo e metodologia de trabalho desenvolvido e implantado pela Secretaria de Assistência Social", concluiu Pedrinho.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3543-1547 (Secretaria de Segurança) ou 3543-1700 (Secretaria de Assistência Social).