Publicado em: 16/01/2021 às 10:58
Comunicado da secretaria municipal da Educação
Volta ás aulas

Em reunião realizada nesta última quinta-feira, dia 14/01/2021, com o SindSepa (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras), a secretaria municipal de Educação de Araras, vem a público esclarecer que compartilha do mesmo posicionamento deste sindicato quanto à necessidade de se preservar vidas e oferecer todas as condições sanitárias necessárias para  os alunos e profissionais da Educação, que garantam    um retorno seguro e planejado   às aulas presenciais, dentro dos protocolos de saúde e de enfrentamento da epidemia do Covid -19 trazidos pelo Plano São Paulo.

Perante a realidade de nossas unidades escolares, estamos tomando todas as medidas necessárias para oferecer aos  alunos e servidores todas as condições que garantam e preservem a integridade física  e saúde de todos os envolvidos.

Estamos disponibilizando para as escolas, um formulário de pesquisa onde os pais poderão optar pelas aulas no sistema hibrido (combinação de aulas  presenciais e ensino remoto) ou, apenas ensino  remoto.

Por meio de pesquisas anunciadas por uma vasta gama de pesquisadores das Ciências da Educação, o retorno às aulas presenciais  se faz necessário para minimizar os prejuízos emocionais trazidos pelo isolamento social que  têm afetado, diretamente, o desenvolvimento de crianças e jovens e contribuído para reforçar a desigualdade social, visto que nem todas as famílias podem oferecer recursos tecnológicos e acesso à internet para seus filhos.

Neste contexto, vale ressaltar também  que todos os servidores que se enquadrarem no  grupo de risco  poderão desenvolver suas atividades remotamente, e os alunos que fizerem a opção apenas  pelo ensino remoto, realizarão sua escolarização em casa, mediante o acesso de recursos tecnológicos digitais ou recursos tecnológicos impressos.

Destacamos nosso compromisso com a população, garantindo que  não hesitaremos, caso seja necessário, em retroceder para corrigir eventuais rotas, observando as modulações do Plano São Paulo e todos os protocolos sanitários de segurança.

Se necessário for,  seremos mais restritivos quanto aos critérios de segurança, visando sempre a prioridade da saúde física e emocional  de nossos alunos e servidores.

O retorno às aulas está previsto para acontecer na Rede Municipal de  8 a 19 de fevereiro, através do ensino  remoto, e a partir do dia 22 de feverero, através das aulas  presenciais,  respeitando a porcentagem de alunos matriculados de acordo com o  que prevê cada fase do Plano São Paulo.

Secom/PMA