Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 05/11/2020 às 12:10
Covid-19: carreta funciona neste sábado para testar pessoas que não têm sintomas da doença
Ao todo, serão 400 senhas que começam a ser distribuídas a partir das 7h de sábado (7), em frente ao Ginásio de Esportes; exames contratados pela Prefeitura acontecem das 8h às 16h
Carreta está na Praça Roberto Mercatelli, em frente ao Ginásio de Esporte Nelson Rüegger

 

A carreta itinerante contratada pela Prefeitura de Araras para a realização de exames de covid-19 disponibiliza mais 400 testes para pessoas que não têm sintomas da doença neste sábado (7).

A testagem acontece na Praça Roberto Mercatelli, em frente ao Ginásio de Esportes Nelson Rüegger, e as senhas começam a ser distribuídas às 7h. Os exames acontecem no mesmo dia, das 8h às 16h, seguindo agendamento prévio informado nas próprias senhas.

De segunda a sexta-feira, a carreta realiza testes de pessoas com sintomas suspeitos, como febre e problemas respiratórios, que passaram pela tenda sentinela e tiveram o exame agendado pela equipe da Secretaria da Saúde, além de ações especiais para assintomáticos – são 100 senhas diárias para eles. Aos sábados, o serviço é destinado exclusivamente para ararenses que não apresentam sintomas.

O serviço de testagem em massa faz parte da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para mapear os casos e avaliar a evolução da doença na cidade.

A carreta já passou também pelo Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto, pela Praça Jorge Assumpção, no José Ometto 1, e pela sede da Polícia Militar de Araras, na Vila Dona Rosa Zurita.

Como são os exames

Realizados a partir de uma pequena amostra de sangue, retirada de um furo no dedo, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, se a pessoa já foi infectada e se está em fase de transmissão da doença ou não.

A ação visa atender a demanda por exames na cidade e também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).

 

Secom/Prefeitura de Araras