Publicado em: 03/11/2020 às 17:09
Campanhas de vacinação contra a poliomielite e multivacinação foram prorrogadas até o dia 13
Decisão foi tomada em todo o estado de São Paulo por conta da baixa adesão; no total, são oferecidas 14 vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças diferentes – entre elas, a meningo ACWY, novidade no SUS para adolescentes de 11 e 12 anos
Em Araras seis salas de vacinas funcionam de segunda à sexta-feira das 8h às 15h30h.

As campanhas de vacinação contra poliomielite e multivacinação foram prorrogadas até o dia 13 de novembro em todo o Estado de São Paulo. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, que ainda continua baixo, muito em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

A vacina contra a poliomielite é para crianças menores de 5 anos, independentemente das doses que já tenham tomado, enquanto a campanha de multivacinação abrange crianças de 1 ano até adolescentes de 15 anos. Para atualização da caderneta de vacinação, eles recebem doses de vacinas que estão pendentes, garantindo proteção contra doenças que podem ocasionar complicações de saúde e até óbito.

Ao comparecer nos postos de vacinação, as famílias são orientadas em relação a todos os tipos de vacinas disponíveis atualmente no SUS (Sistema Único de Saúde), sendo que a novidade entre elas é a meningo ACWY, destinada a adolescentes de 11 e 12 anos. Ela, que antes só era encontra na rede privada, protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas por bactérias meingococos dos tipos A, C, W e Y. Ao todo, são oferecidas 14 vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças.

As campanhas e vacinação são eficazes na erradicação de doenças e na eliminação do risco de reintrodução dessas enfermidades em nosso país. Para receber as doses, é necessário comparecer a uma unidade de saúde com a carteirinha de vacinação e levar também o cartão do SUS, além de documentos pessoais como RG ou CPF.

Em Araras, as vacinas estão disponíveis nas seis salas de vacinação da rede municipal, que funcionam de das 8h às 15h30, de segunda à sexta-feira. Outras informações sobre as campanhas de vacinação podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522, ramais 219 e 226.

Onde funcionam as salas de vacinação da rede municipal:

- CS2 Dr. João Geraldo Noronha (Belvedere) - Telefone: 3543-1522

- PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes) - Telefone: 3544-5232