Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 28/09/2020 às 16:21
Doação de sangue: expectativa é coletar 200 bolsas
Ação solidária será realizada no dia 3 de outubro (sábado), a partir das 9h na Etec Prefeito Alberto Feres, que fica na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, 690, no Jardim Cândida
A expectativa é coletar 200 bolsas de sangue

 

A Secretaria Municipal de Saúde e o Hemocentro de Campinas realizam mais uma campanha de doação de sangue no dia 3 de outubro (sábado), a partir das 9h, na Etec Prefeito Alberto Feres, que fica na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, 690, Jardim Cândida. A expectativa é coletar 200 bolsas de sangue.

A parceria entre a Prefeitura e o Hemocentro foi ampliada desde a última edição, o que reforçou a equipe e também o número de bolsas para coleta de sangue. O Hemocentro, responsável pela triagem dos voluntários e pela coleta do material, vem com mais profissionais para atuar no dia e disponibilizou mais 50 bolsas – até então, eram 150.

O sangue coletado será distribuído aos hospitais da região, após passar por procedimentos de segurança e análise laboratorial. Uma única doação pode salvar até quatro vidas e o procedimento é simples, rápido e seguro. Não há riscos para doador, pois nenhum material utilizado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina a possibilidade de contaminação.

Se não houver impedimento, basta comparecer ao local indicado, com documento de identidade com foto, fazer a ficha cadastral e passar por exames que atestam boas condições de saúde para doação. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.

 

Requisitos básicos para doação

Estar em boas condições de saúde

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos

Pesar no mínimo 50kg

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)

Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social)

Impedimentos temporários

Resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas

Gravidez

90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana

Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)

Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação

Tatuagem nos últimos 12 meses

Situações nas quais há risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses

 

Secom/Prefeitura de Araras