Publicado em: 21/05/2020 às 14:19
Maioria dos casos positivos de covid-19 em Araras tem menos de 60 anos
Casos confirmados e suspeitos são monitorados pela Vigilância Epidemiológica da cidade; ao todo, 71 pacientes testaram positivo na cidade
Secom*fonte: Vigilância Epidemiológica de Araras

Apenas 10 dos 71 pacientes que testaram positivo para covid-19 em Araras têm mais de 60 anos. A maioria das confirmações envolve pessoas que estão entre 40 e 59 de idade – o equivalente a mais de 60% dos casos.

Os dados são da Vigilância Epidemiológica de Araras, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, que notifica e monitora casos suspeitos e confirmados registrados no município. As informações são divulgadas diariamente pela Secretaria Municipal de Comunicação Social e Institucional nos canais oficiais da Prefeitura – site (araras.sp.gov.br), facebook (facebook.com/PrefeituraAraras) e instagram (@prefeituraararasoficial).

De acordo com o levantamento, a maior concentração de resultados positivos está entre pacientes de 50 a 59 anos – até esta quinta-feira (21), eram 25, o que representa 35,2% do total de infectados. A segunda está entre pessoas de 40 a 49 anos – 18 casos (25,3%), seguida por quem tem entre 30 e 39 anos (10 casos – 14%).

O número de testes realizados para detectar o vírus Sars-Cov-2, causador da covid-19, em Araras aumentou desde o final do mês passado, quando laboratórios particulares da cidade passaram a disponibilizar exames a pessoas que não fazem parte do protocolo definido pelo Ministério da Saúde, mas querem saber se tiveram contato com o novo coronavírus.

Há pelo menos quatro estabelecimentos credenciados junto ao Instituto Adolfo Lutz para realizar as análises, que custam, em média, R$ 300 e são contratadas de forma particular pelos pacientes.

Segundo a determinação do Governo Federal, válida em todo país, a realização de exames pelo poder público e convênios médicos é obrigatória apenas para pacientes internados com sintomas suspeitos e profissionais que trabalham na área da saúde. Os exames particulares também entram nas estatísticas oficiais da Vigilância Epidemiológica de Araras.

Este mês, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu também 3 mil testes rápidos vindos do Governo Federal, que são realizados segundo os critérios definidos pelo Ministério da Saúde. De acordo com o protocolo, eles são destinados apenas a profissionais das áreas da saúde e da segurança pública que apresentam sintomas suspeitos da covid-19.

Prevenção

A transmissão do coronavírus acontece por meio de gotículas respiratórias e o período de incubação do vírus pode chegar a até 15 dias, tempo em que os primeiros sintomas podem levar para aparecer desde a infecção.

Evitar locais com aglomeração de pessoas, lavar corretamente as mãos e cobrir a boca ao tossir e espirrar estão entre as principais medidas preventivas. Em caso de dúvida, os ararenses podem ligar para a Secretaria Municipal de Saúde para serem orientados. O telefone é 3543-1522.

Casos confirmados de covid-19 em Araras por faixa etária*:

0 a 9 anos: 3

10 a 19 anos: 1