Publicado em: 17/05/2018 às 15:24
Servidor da Prefeitura profere palestra na Escola Nacional de Administração Municipal, em Brasília
Ararense foi convidado pelo IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) para falar da experiência na Gestão Energética Municipal na cidade de Araras

A Prefeitura de Araras foi convidada pelo IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal) para apresentar a experiência que o município tem em Gestão Energética Municipal aos alunos do curso de especialização em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local, em Brasília/DF.

O convite partiu do superintendente do IBAM, Alexandre de Albuquerque Santos, e a Prefeitura de Araras designou como palestrante o servidor público Júnior Salviatto, diretor da Coordenadoria de Gestão Energética Municipal, órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento.

A palestra ocorreu na terça-feira (15) desta semana, na sede da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), em Brasília. O curso realizado pelo IBAM envolveu 29 alunos de cidades e regiões diferentes do Brasil, todos com formação acadêmica em áreas de gestão pública.

Salviatto abordou os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de Araras com relação a Gestão Energética. “Para nós, com certeza, é motivo de muito orgulho sermos lembrados por uma instituição tão respeitada como o IBAM, que desde sua criação vem prestando relevantes serviços à várias entidades governamentais, não somente no Brasil, mas também em outros países da América Latina”, comentou o servidor Júnior Salviatto.

Esse grupo de Gestão Energética da Prefeitura de Araras é considerado referência de Unidade de Gestão pela Concessionária Elektro, dentre os 228 municípios de sua área de concessão.

Geladeiras, lâmpadas e aquecedores solares

Desde o ano passado, Prefeitura e Elektro já realizaram várias ações em conjunto, visando o uso racional e eficiente de energia elétrica.

Essa parceria já possibilitou a distribuição em Araras de 226 novos refrigeradores, 500 kits com cinco lâmpadas led e a instalação de 250 aquecedores solares, nas residências cadastradas como prioridades para economia de energia. Essa distribuição gratuita por parte da Elektro faz parte do projeto Energia Comunitária.

Outros programas do gênero também foram desenvolvidos em Araras, como o Elektro nas Escolas, com a capacitação de 60 professores de 12 escolas municipais para a disseminação da cultura da sustentabilidade e o uso seguro e eficiente de energia  elétrica.

Além dessas campanhas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento também tem atuação direta junto à Elektro no planejamento para disponibilização de mais cargas de energia para novas indústrias que estão se instalando na cidade.