A Secretaria Municipal da Saúde promoveu nesta sexta-feira (4) uma palestra com o tema “Meningites e Encefalites”, ministrada pela médica infectologista e mestre em Moléstias Infectocontagiosas, Juliana Tangerino. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Araras e reuniu profissionais da rede pública e privada do município.
A palestra abordou os principais aspectos relacionados ao reconhecimento, diagnóstico, manejo clínico, tratamento e prevenção dessas doenças, contribuindo para o aprimoramento da assistência e a qualificação dos profissionais de saúde.
Por serem doenças de rápida evolução, os profissionais devem estar preparados para o atendimento, principalmente os que trabalham em urgência e emergência. Somente no primeiro semestre de 2025 foram registrados 6.169 casos de meningites – virais e bacterianas – no Brasil, com 781 óbitos confirmados, segundo dados do Ministério da Saúde.
Em Araras, segundo dados do DATASUS, foram registrados 101 casos de meningite desde 2020. O ano com mais confirmações foi 2025, com 24 e dois óbitos. Até o momento, são quatro casos em 2026.

As doenças
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem e protegem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas e, em alguns casos, evolui rapidamente, colocando a vida em risco. A doença também pode ocorrer por condições não infecciosas, como doenças inflamatórias, traumas ou reações a medicamentos.
Já as encefalites são inflamações graves do parênquima cerebral, geralmente causadas por infecções virais ou por reações autoimunes. Algumas doenças que podem causar a inflamação são o sarampo, caxumba, rubéola, varicela e raiva.
Principais sintomas das meningites e encefalites
Os sintomas podem variar, mas alguns sinais são comuns para as duas doenças, como febre, dor de cabeça intensa, rigidez no pescoço, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz.
Sinais de gravidade incluem confusão mental, convulsões, dificuldade para acordar e manchas vermelhas ou arroxeadas na pele. Em bebês e crianças pequenas, a meningite também pode gerar irritabilidade, choro persistente, recusa alimentar, vômitos e moleira estufada/inchada. Na presença desses sinais, o atendimento médico deve ser imediato.
Prevenção
A prevenção depende do agente causador, mas a vacinação é a principal medida de proteção. Outras medidas importantes incluem lavar as mãos com frequência e manter ambientes ventilados.
Veja as vacinas que protegem contra as doenças e que estão disponíveis pelo SUS (Sistema Único de Saúde), como parte do Plano Nacional de Imunização:
BCG – protege contra formas graves da tuberculose, incluindo meningite.
Pneumocócica – previne doenças invasivas, incluindo meningite.
Pentavalente – protege contra a Haemophilus influenzae tipo B.
Meningocócica C – protege contra o meningococo sorogrupo C.
Meningocócica ACWY – protege contra o meningococo dos sorogrupos A, C, W e Y. Tríplice viral – protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.
Varicela/catapora - previne a infecção pelo vírus Varicela-Zóster, evita complicações da doença.
Antirrábica – protege contra a raiva, doença viral grave que afeta mamíferos.
Secom/Prefeitura de Araras
Com informações do Ministério da Saúde