A Coordenadoria de Defesa Civil de Araras participou nesta terça-feira (28), em Corumbataí/SP, da 1ª Oficina Preparatória sobre Incêndios. Organizada em parceria com a Fundação Florestal e a Defesa Civil da cidade anfitriã, a iniciativa reuniu corporações de 15 cidades da região.
A capacitação foi composta por aulas teóricas e práticas com a apresentação de métodos e equipamentos de combate a incêndios, como o caminhão auto bomba, cedido pela Defesa Civil de Araras para a realização do treinamento. "Essa aquisição recente está a disposição da nossa cidade e de toda a região. É o "Caminhão Tempestade" como foi carinhosamente batizado", comentou Marcus Vinícius Cabral, diretor da Coordenadoria de Defesa Civil de Araras.
Segundo ele, "a oficina teve como objetivo fortalecer o diálogo e construir estratégias conjuntas de prevenção e combate a incêndios. Neste momento, estamos na fase amarela da Operação São Paulo sem Fogo. Participamos de palestras ministradas sobre o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais”.
Durante a Oficina, o Corpo de Bombeiros também apresentou a atuação da corporação junto às Defesas Civis, em cooperação e realização do trabalho com as regionais, no sentido do fornecer eficiência nas situações de grandes incêndios.
"Vamos entrar nos meses mais secos do ano e precisamos estar todos preparados para prevenir e conter incêndios e queimadas, característicos dessa época", finalizou Marcus.
Temas apresentados na 1ª Oficina Preparatória sobre Incêndio:
- Diminuir os focos de incêndio no estado;
- Reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas das queimadas;
- Proteger áreas com cobertura vegetal contra incêndios;
- Erradicar a prática irregular do uso do fogo, respeitando o disposto no Decreto Estadual nº 56.571/2010;
- Fomentar o desenvolvimento de alternativas ao uso do fogo para o manejo agrícola, pastoril e florestal.
Secom/Prefeitura de Araras