A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 11/11/2025 às 14:38
Zoonoses orienta como prevenir o aparecimento de escorpiões
Períodos mais quentes do ano deixam os animais mais ativos e o contato se torna mais frequente; confira os cuidados para mantê-los longe das residências
Os moradores que identificarem a presença de escorpiões podem solicitar a vistoria do CCZ por meio do Serviço de Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156, ou pelo aplicativo da Ouvidoria. Créditos: Danilo Lima/Secom-PMA

 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) alerta para o aparecimento de escorpiões devido à elevação das temperaturas e o aumento das chuvas. Especialmente entre os meses de outubro a março, período em que as condições ambientais são mais favoráveis à reprodução e ao deslocamento desses animais.

O CCZ afirma, no entanto, que ainda não houve ainda um aumento significativo no número de notificações na cidade. “Em 2025, a média tem se mantido em 20 casos de aparecimento de escorpiões, registrados por mês, em Araras”, disse o veterinário do CCZ, Anderson Mathiessen.

Ainda segundo ele, a principal forma de prevenção é feita dentro de cada casa, mantendo o local limpo, para não atrair os escorpiões, e criando barreiras físicas, para evitar a entrada dos animais nas residências. “A principal via de acesso desses animais costuma ser o ralo, motivo pelo qual é essencial manter todos os ralos vedados”, explicou Anderson.

Além disso, o CCZ também orienta:

- Vedar frestas e vãos em muros, paredes e pisos;

- Instalar vedações (rodinhos ou rolinhos de areia) nas soleiras das portas;

- Evitar o acúmulo de entulho, materiais de construção ou objetos em desuso;

- Verificar se espelhos de luz, tomadas e pontos de fiação elétrica não apresentam aberturas;

- Manter o ambiente limpo e organizado, com o lixo devidamente acondicionado em recipientes fechados;

- Manter jardins e terrenos limpos, sem acúmulo de folhas ou mato alto;

- Realizar o controle de baratas, que são a principal fonte de alimento dos escorpiões.

 

O que fazer ao encontrar um escorpião?

Os moradores que identificarem a presença de escorpiões podem solicitar a vistoria do CCZ por meio do Serviço de Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156, ou pelo aplicativo da Ouvidoria. O CCZ também está disponível para orientações e esclarecimento de dúvidas pelo WhatsApp: (19) 3543-1523.

O Centro de Controle de Zoonoses destaca ainda que a dedetização não é indicada para o controle de escorpiões, pois não apresenta eficácia comprovada em função das características biológicas e do hábito de abrigo desses animais.

O uso indiscriminado de produtos químicos pode, inclusive, gerar efeito rebote, levando ao desalojamento dos escorpiões e, consequente, ao aumento da incidência dentro das residências, já que esses animais são altamente sensíveis a alterações no ambiente, principalmente a odores fortes.

O CCZ mantém ações permanentes de prevenção e monitoramento em todo o município e reforça que a colaboração dos moradores é fundamental para reduzir a presença desses animais e prevenir acidentes.

Em caso de acidente por picada de escorpião, a recomendação é procurar imediatamente o atendimento médico na Santa Casa de Araras (hospital referência em nosso município).

 

Secom/Prefeitura de Araras