Uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social está capacitando integrantes do Conselho tutelar e da Rede de Proteção à Criança e Adolescente de Araras, desde a terça-feira (12). O evento acontece até quinta-feira (14), na Câmara Municipal de Araras e é em prol do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) - Lei 8.069/90, que completou 35 anos em 2025.
Entre os temas abordados estão: história e constituição do conselho tutelar, educação e evasão escolar, assistência social, abordagem social e trabalho infantil, saúde e crimes sexuais, segurança pública, atribuições dos conselheiros, entre outros. O palestrante é o conselheiro tutelar Luciano Betiate, da cidade de Ibiporã, no norte do Paraná. Ele é consultor, escritor, palestrante, conferencista e coordenador de seminários sobre Direitos Humanos e temas relacionados à infância e a juventude e ao Conselho Tutelar.
“Nesta quarta, segundo dia de atividades, contamos com a participação de 100 participantes, entre profissionais das redes de ensino municipal e estadual, da assistência social, saúde, conselho tutelar, Guarda Civil Municipal (GCM), entre outros. A intenção é promover melhorias nas atribuições e nos atendimentos do Conselho Tutelar e da rede de apoio, no dia a dia e nos momentos mais críticos em que são acionados”, explicou Viviane Zanchetta, supervisora técnica e operacional da Secretaria de Assistência Social.
De acordo com a pasta, a capacitação terá uma carga horária de 24 horas e todos os participantes irão receber certificados de conclusão.
Secom/Prefeitura de Araras