A GCM (Guarda Civil Municipal) de Araras passa a oferecer aos comerciantes ararenses um “botão de pânico”, um aplicativo de celular que permite acionar o COI (Centro de Operações Integradas) em caso de ocorrência. A iniciativa é resultado de um convênio entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil e a CRIM (Central Regional de Inteligência e Monitoramento), que integra uma rede de monitoramento composta por 46 municípios paulistas.
Os comerciantes interessados em utilizar o sistema, devem comparecer à sede do COI, na Praça Barão de Araras, nº 70, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, com documentação que comprove registro do estabelecimento. Assim, os agentes poderão fazer o cadastro do estabelecimento comercial no sistema de segurança.
Segundo o secretário João Tranquillo Beraldo, a iniciativa vai agilizar a mobilização da GCM, já que basta o comerciante tocar a tela do celular, em caso de perigo, para que um alerta seja acionado no COI, informando a localização exata da ocorrência, instantaneamente.
“O botão do pânico vai garantir uma resposta rápida em ocorrências, ampliando a eficácia das ações de monitoramento e inibindo roubos e furtos”, afirma. “A aproximação entre o setor comercial e os órgãos de segurança fortalece o sentimento de comunidade e cria um ambiente mais seguro para a realização das atividades econômicas, promovendo uma integração dos esforços que favorece intervenções rápidas e coordenadas”, conclui Beraldo.
Secom/Prefeitura de Araras