A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 14/04/2025 às 15:50
Saiba como doar parte do Imposto de Renda para projetos sociais
Fundos municipais do Idoso e das Crianças e Adolescentes podem receber até 6% do imposto devido por pessoas físicas; pessoa jurídica também pode doar

 

A Receita Federal recebe até o próximo dia 30 de maio as declarações do Imposto de Renda 2025 e os contribuintes pessoa física podem destinar até 6% do imposto para os fundos municipais do Idoso e dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com a doação, é possível impactar positivamente a vida de muitos ararenses, garantindo a continuidade do trabalho desenvolvido por entidades do município.

O contribuinte deve optar pela Declaração por Deduções Legais - Declaração Completa no programa disponibilizado pela Receita. O valor limite é calculado automaticamente depois que a declaração é preenchida e não há custo adicional para fazer a doação. Para pessoa física, é possível destinar até 3% de imposto para os fundos de proteção às crianças e adolescentes e mais 3% aos fundos de proteção aos idosos.

Já para pessoa jurídica, a dedução é de 1% sobre o imposto devido por pessoas jurídicas optantes pelo Lucro Real. Aqueles contribuintes que pagam o carnê leão, como médicos, dentistas e proprietários de imóveis que recebem aluguéis, também podem fazer a doação.

 

Como doar

No programa da Receita Federal, acesse a aba “Doações Diretamente na Declaração”. Escolha entre “Criança e Adolescente” ou “Pessoa Idosa” e clique em “Novo”.

Selecione a opção “Municipal” no campo “Fundo”, depois a UF “São Paulo” e o município “Araras”. O sistema calculará automaticamente o valor disponível para destinação. Ao finalizar a declaração, o programa gerará um DARF, para cada fundo escolhido, que deve ser pago até a data de vencimento para garantir a dedução do valor.

A Receita Federal também desenvolveu uma cartilha com o passo a passo e outras informações. Acesse aqui.

 

Secom/Prefeitura de Araras