A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, retirou das ruas da cidade mais de 500 toneladas de entulho somente na última semana, do dia 27 de janeiro ao dia 1º de fevereiro. Foram feitas 105 viagens, com aproximadamente cinco toneladas por viagem.
Nesses dias, bairros como Parque Industrial, Jardim Planalto, Chácara Maria Rosa, Jardim São João, Cambuí, Santa Catarina, Vila Dona Rosa e Nova Olinda receberam a força-tarefa da pasta que trabalha diariamente para retirar os resíduos que se acumularam nas ruas da cidade desde o final do ano passado. Já nesta semana os trabalhos foram iniciados também na região norte da cidade.
A secretária de Serviços Públicos, Sandra Milaré, insiste que a população tem que colaborar para manter a cidade limpa. “Infelizmente tem gente sujando onde já limpamos, colocando entulho onde já recolhemos. É preciso lembrar que as pessoas serão multadas e que sujando a cidade elas estão colaborando, por exemplo, para o aumento dos casos de dengue, sendo que o número de casos da doença já é preocupante. Estamos trabalhando intensamente para solucionar o problema do entulho nas ruas, mas precisamos da colaboração de todos”, disse.
Proibição
Está proibida a colocação de entulhos nas ruas da cidade de Araras, a princípio, até o final do mês de junho, conforme decreto nº 7745, de 10 de janeiro de 2025. Nesse período é vedado o descarte, em vias e espaços públicos, de qualquer material como: resíduos vegetais, restos de material de construção civil e obras, resíduos de limpeza de terrenos, móveis e equipamentos. A solução correta para o descarte é a contratação de caçambas particulares.
Serão aplicadas multas para quem colocar entulho nas ruas, naqueles bairros que já foram limpos pela força-tarefa da Prefeitura. Todos os dias, a Secretaria Municipal de Comunicação divulga nos stories do Instagram e do Facebook onde a força-tarefa realiza a limpeza.
O valor da multa é de 60 UFESP (R$ 37,02), o equivalente a aproximadamente R$ 2.221,20, de acordo com o Código de Posturas do Município. As ações de fiscalização serão intensificadas nesse período.
Secom/Prefeitura de Araras