Publicado em: 30/08/2023 às 14:41
Cine Santa Helena: primeira etapa da revitalização é o levantamento da deterioração do imóvel
Empresa também vai fazer a reforma do Calçadão; previsão é que a obra termine em junho de 2024

Sete funcionários trabalham todos os dias na obra do Cine Santa Helena, prédio de 93 anos que será revitalizado, assim como a Praça “Monsenhor Quércia” (Calçadão). “Por ser um prédio antigo, temos que fazer tudo de forma manual para não causar danos e também por não termos um acesso para maquinários pesados”, explica Marcelo Campos, engenheiro da Premol, empresa responsável pelo projeto.

Todo o entulho tem que ser levado para fora do prédio com carriolas e, depois, o caminhão entra no Calçadão para retirar tudo. “Demora um pouco, mas estamos empenhados para dar logo esse presente para os ararenses”, diz Campos.

O profissional explica que, neste momento, a equipe faz um levantamento dos danos ao prédio para, depois, fazer a revitalização. “Tem muitas fissuras, rachaduras e umidade, então precisa ser feito com cuidado”.

Investimento

A obra começou no último dia 6 de junho e tem previsão de ser concluída em 360 dias, com investimento de R$ 6.332.771,83. O projeto foi aprovado em novembro de 2022 pelo DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), do Governo do Estado.

A verba estadual é destinada exclusivamente para projetos turísticos e, como Araras é estância desde 2021, recebeu o valor.

Prédio histórico

Inaugurado em 1930, o Theatro Santa Helena era propriedade de Gerólamo Gaino e foi construído com linhas arquitetônicas que remetiam às salas de espetáculos da belle époque francesa do início do século XX.

O edifício funcionou como teatro e clube de dança até 1978, quando foi alugado por Noel Taufic e transformado em cinema. Funcionou até meados da década de 90, quando era o único em atividade em Araras.

Após o fechamento, o prédio tombado pelo Comphac (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural) de Araras serviu de sede a igrejas até ser adquirido pela Prefeitura em 2011.