Publicado em: 05/07/2023 às 11:21
Começa a revitalização do Cine Santa Helena
Previsão é que a obra termine em um ano; empresa também fará reestruturação do Calçadão

A empresa Premol Engenharia Ltda iniciou a revitalização do Cine Santa Helena nesta terça-feira (04). O projeto prevê a criação de um espaço multiuso, com cinema e teatro, e tem conclusão prevista para um ano. “Queria parabenizar os secretários de Planejamento e de Turismo por essa conquista para a cidade”, disse o prefeito Pedrinho Eliseu em visita ao local.

Além do Cine, a empresa vai revitalizar a Praça “Monsenhor Quércia” (Calçadão) com a troca de iluminação, paisagismo e reforma do calçamento. O projeto foi aprovado em novembro pelo DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), do Governo do Estado, e terá o custo estimado de R$ 6,2 milhões, sendo R$ 5,3 milhões provenientes do Estado e R$ 900 mil de contrapartida do município.

Segundo o secretário de Turismo, Edson Luzetti, a revitalização vai resgatar a história e ser mais um ponto de encontro para a população. “Com a criação da Secretaria, nós conseguimos a verba para a reestruturação do Cine Santa Helena, um lugar tão querido pelos ararenses, e também do Calçadão”, afirma.

Prédio histórico

Inaugurado em 1930, o Theatro Santa Helena era propriedade de Gerólamo Gaino e foi construído com linhas arquitetônicas que remetiam às salas de espetáculos da belle époque francesa do início do século XX.

O edifício funcionou como teatro e clube de dança até 1978, quando foi alugado por Noel Taufic e transformado em cinema. Funcionou até meados da década de 90, quando era o único em atividade em Araras.

Após o fechamento, o prédio tombado pelo Comphac (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural) de Araras serviu de sede a igrejas até ser adquirido pela Prefeitura em 2011.