Publicado em: 30/03/2023 às 16:39
Prefeitura paga salários de profissionais da Santa Casa e médicos voltam ao trabalho
Em coletiva de imprensa, prefeito anuncia ajuda de R$ 5 milhões para acerto de salários dos profissionais e pagamentos atrasados dos fornecedores e prestadores de serviços

Da esquerda para a direita: Manoel Oliveira dos Santos Filho – Mané da Rádio (vereador), Helder José Camargo Preto (diretor técnico da Santa Casa), Agnaldo Piscopo (coordenador da Comissão Multidisciplinar), Pedrinho Eliseu (prefeito de Araras), Eduardo de Moraes (provedor da Santa Casa), Alex Zaniboni (secretário municipal da Saúde) e Anete Casagrande (vice-prefeita de Araras)

O prefeito Pedrinho Eliseu anunciou nesta quinta-feira (30), em coletiva de imprensa realizada na Casa da Memória “Pedro Pessotto Filho”, que a Prefeitura irá pagar os salários atrasados dos médicos da Santa Casa, que estavam há cinco meses sem receber. Com a ajuda de R$ 5 milhões, a instituição também poderá fazer a compra de insumos e saldar dividas com fornecedores.

O projeto que visa o pagamento dos débitos foi encaminhado para aprovação da Câmara Municipal. “Nós pretendemos pagar 25% amanhã, dia 31, 25% na semana que vem e os outros 50% parcelado até o fim deste ano”, explicou o chefe do Executivo. “Também estamos articulando com os governos Federal e Estadual a vinda de recursos para a Santa Casa”.

No início do mês, a Prefeitura criou uma equipe multidisciplinar para acompanhar o dia a dia e propor soluções à instituição. Coordenador da comissão, o médico Agnaldo Piscopo explica que o pagamento é um cuidado inicial. “Nosso trabalho foi entender os números e isso vem como um fôlego para manter os serviços essenciais do hospital”, disse.

Segundo o diretor técnico da Santa Casa, Helder José Camargo Preto, a comissão também dá o respaldo para mostrar que déficit vem da defasagem da tabela SUS que não é atualizada desde 2012. “É um problema geral no país. Com esse dinheiro nós vamos conseguir retomar plantões, cirurgias eletivas e fazer novas escalas entre os profissionais”, afirmou.

Além dos médicos, o provedor da Santa Casa ressalta que medicamentos e insumos poderão ser comprados. “Houve um aumento no valor de diversos medicamentos que agora vamos conseguir repor. Hoje é um dia muito importante para a instituição”, disse Eduardo de Moraes.

Também estavam presentes a vice-prefeita Anete Casagrande, o secretário da Saúde, Alex Zaniboni e o vereador Manoel Oliveira dos Santos Filho – Mané da Rádio.