Publicado em: 22/11/2022 às 13:29
Clube do Livro: “A hora dos ruminantes” de José J. Veiga é o tema de discussão
O encontro acontece virtualmente pela plataforma Google Meet no sábado (26)

O romance de 1966 "A hora dos ruminantes" de José J. Veiga é tema de discussão no mês de novembro no Clube do Livro de Araras.

O encontro acontece no dia 26 (sábado) às 16h de forma virtual, pela plataforma Google Meet. Para se inscrever, clique aqui

Resumo

"A Hora dos Ruminantes", de José J. Veiga, é um livro surpreendente, no qual é abordada a condição humana e sua reação diante das mudanças, repentinas, drásticas, inexplicáveis.

Considerado o romance mais importante do autor, A hora dos ruminantes conta a história da pequena cidade de Manarairema, que vê a sua rotina alterada por acontecimentos inexplicáveis. Primeiro uma legião de homens, de procedência desconhecida, decide acampar na cidade. Os moradores, temendo represálias e com medo dos visitantes misteriosos, passam a especular sobre a intenção do grupo. Depois, a cidade é tomada por cães, que chegam às dúzias no vilarejo, causando uma inversão de papéis: enquanto os moradores ficam acuados em suas casas, os animais passeiam livremente pela cidade. E, por último, a chegada de centenas de bois completa o quadro alegórico do romance.

Sobre o autor

José J. Veiga (1915-1999) foi um escritor e jornalista brasileiro, nascido em Corumbá de Goiás e autor de inúmeras obras, como "Os Cavalinhos de Platiplanto", "Sombras de reis barbudos" e "A Casca da Serpente".

Veiga foi agraciado com importantes prêmios, como o Prêmio Jabuti e o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Clube do Livro de Araras

O Clube do Livro é uma iniciativa independente criada pelos leitores Isabella Spatti e Danton Favaretto em 2019 com o apoio da Secretaria de Cultura.

Confira as próximas obras da temporada 2022/2023:

Dezembro – "A filha perdida” - Elena Ferrante

Janeiro – “A convidada” - Simone de Beauvoir