Publicado em: 28/09/2022 às 16:50
Prefeitura pagará salário a jovens e adultos do Programa 1º Emprego Araras
Projeto encaminhado à Câmara Municipal prevê pagamento pelo prazo de 90 dias de um salário-mínimo paulista, vale-transporte, seguro de vida e qualificação profissional; empresas ficarão responsáveis pela contratação após esse período

A Prefeitura de Araras irá pagar uma bolsa-auxílio, no valor de um salário-mínimo paulista por mês, pelo prazo máximo de 90 dias, para jovens e adultos do “Programa 1º Emprego em Araras”. A iniciativa irá selecionar 300 pessoas, a cada três meses, com objetivo de ingressar no mercado de trabalho.

O projeto foi encaminhado à Câmara Municipal pelo prefeito Pedrinho Eliseu e para participar do Programa o interessado deverá ter idade mínima de 16 anos (na assinatura do contrato), não possuir registro na Carteira de Trabalho, ter frequência em cursos de qualificações profissionalizantes (cuja presença será obrigatória) e ser residente em Araras por pelo menos três anos.

Além do salário, o participante irá receber vale-transporte e seguro de vida, pelo período de 90 dias (tempo de experiência). A previsão de início do Programa é janeiro de 2023.

“Serão 1.200 pessoas oportunizadas no período de um ano – 2.400, até o final do nosso mandato em 2024. Esse é um projeto inovador e nunca visto em nosso país”, comentou o prefeito Pedrinho Eliseu.

A formação técnica e profissionalizante municipal contará com as parcerias da ACIA (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). “Esperamos que com o apoio destas instituições, os participantes do Projeto sejam efetivados pelas empresas, após o período de experiência. Incentivo eles terão!”, finalizou o chefe do Executivo Municipal.

Lançamento do “Programa 1º Emprego em Araras”

O lançamento do Programa 1º Emprego Araras aconteceu nesta quarta-feira (28), no Gabinete do prefeito no Paço Municipal e contou com as participações de Anete Monteiro dos Santos Casagrande (vice-prefeita), Leonardo Dias (secretário de Desenvolvimento Econômico), Roberto José Vechin (presidente da ACIA - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araras), Michelle Sabino (gerente Regional do Sebrae) e dos vereadores Rodrigo Soares (presidente da Câmara de Araras), Mirian Vanessa Pires (vice-presidente), Ana Júlia Casagrande (secretária da Mesa), Marcelo de Oliveira,  Deise Olímpio e  Márcio Toníssi.