Publicado em: 29/01/2021 às 17:26
Prefeitura de Araras fechou 2020 com dívida de mais R$ 81 milhões, aponta balanço financeiro
Déficit foi apresentado na manhã desta sexta (29), pelo prefeito Pedrinho Eliseu
Live no Facebook detalhou a situação financeira do município

Em balanço financeiro apresentado na manhã desta sexta-feira (29), por meio de uma transmissão ao vivo pela internet (live), na rede social facebook, o prefeito Pedrinho Eliseu anunciou que a Prefeitura de Araras possui uma dívida de mais de R$ 81 milhões.

A soma do montante milionário é a seguinte: restos a pagar processados – R$ 53.003.905,90 e restos a pagar não processados – R$ 28.309.667,64. Totalizando – R$ 81.313.583,54.

No balanço, as principais dívidas são da Araprev (Serviço de Previdência Social de Araras), folha de pagamento e de fornecedores em geral. “Em nenhum momento, esse anúncio pode ser encarado como uma retaliação, esse não é o ponto. Porém, precisamos mostrar a situação financeira real da Prefeitura para a nossa população. É uma obrigação nossa fazer isso. O momento é muito delicado e difícil, mas vamos trabalhar muito para resolver todas essas questões”, comentou o prefeito.

Os números apresentados na live foram levantados pela Secretaria Municipal da Fazenda, com responsabilidade do secretário Wilson Freitas Rabelo.

Dívidas do TCA e Saema

Na live, também foi apresentado o saldo devedor de 2020 do TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras) que é de R$ 25.016.718,58. As dívidas são com fornecedores, Araprev, folha de pagamento, adiantamentos efetuados pela Prefeitura (maior saldo devedor da autarquia – R$ 15,475.304,28), férias vencidas, precatórios/indenizações e licenças prêmios vencidas.

“Estamos conversando com todos nossos fornecedores e estudando maneiras para que tudo se resolva”, comentou o presidente Executivo da autarquia, Jonas Filho.

O presidente do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), Alexandre Castagna, também apresentou os números da autarquia, que fechou 2020 com um déficit de R$ 3.784.308,65.

Ainda segundo Pedrinho Eliseu, “A Prefeitura vai honrar todos os compromisso assumidos, mas o momento é de responsabilidade com o dinheiro público”.

Participaram também da transmissão que apresentou o balanço financeiro o secretário da Fazendo, Wilson Freitas Rabelo, o diretor de Departamento, Wander Cordeiro Brito e a diretora de Divisão de Tesouraria, Érica Cristina Masson.

Dívidas da Prefeitura - Informações da Secretaria Municipal da Fazenda