Publicado em: 13/05/2020 às 16:01
Araras confirma 704 casos de dengue
Número já ultrapassou o total registrado em 2019 - 653 casos; equipe de controle de endemias realiza ações em todas as regiões atingidas da cidade

Araras registra 704 casos positivos de dengue este ano. O número já ultrapassou o total contabilizado em 2019, quando foram registrados 653 casos.

De acordo com balanço do Setor de Controles de Endemias, entre os casos positivos deste ano, 693 são autóctones (contraídos no município) e 11 importados. Desde o início de 2020, há também 261 casos que já foram negativados. Até esta quarta-feira (13), 55 pacientes aguardavam resultado de exames para diagnóstico.

A Prefeitura de Araras passa a divulgar semanalmente um mapa com os casos de dengue por região. A ação amplia a divulgação dos dados e atende a pedidos da população e também indicação da vereadora Deise Olímpio. As informações serão atualizadas às sextas-feiras e disponibilizadas na fanpage – facebook.com/PrefeituraAraras - e também no instagram - @prefeituraararasoficial.

O Jardim São João e o Jardim Cândida são os bairros que mais concentram confirmações, com 92 e 52 casos, respectivamente.

As equipes de Controle de Endemias realizaram arrastões nos dois bairros e também em outras localidades que registram casos positivos, como a região do Jardim Belvedere. Durante a ação, os agentes recolhem objetos que podem acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.

Nesta semana está acontecendo bloqueios em todas as regiões atingidas. A atividade, além de eliminar possíveis criadouros do inseto, também envolve a busca ativa por pessoas que possam estar com sintomas suspeitos, por exemplo, febre, dor no corpo, que viajaram no período de 15 dias ou receberam visita de moradores de outra cidade.

Para segurança dos moradores e das equipes que executam estas atividades, as visitas aos imóveis são realizadas de acordo com as medidas de higiene e proteção contra o novo coronavírus, causador da covid-19.  Durante a ação, os agentes usaram luvas e máscaras, além de uniformes e crachá de identificação.

Mais informações podem ser obtidas no setor de Controle de Endemias pelo telefone 3132-0575.