Assegurar mais mobilidade urbana para deficientes físicos nas ruas e avenidas da cidade. Esse é o objetivo da Prefeitura de Araras, que instalou duas novas rampas de acessibilidade na Avenida Padre Alarico, no Jardim Belvedere.
Uma delas foi construída logo em frente à Lotérica, próximo ao Supermercado Delta, e mais uma do outro lado da avenida, em frente ao Centro de Operações – EAD da FHO| Uniararas. Para melhorar ainda mais a travessia, uma passagem foi aberta apenas para pedestres no canteiro central da via.
Neste ano, a Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Planejamento, Gestão e Mobilidade e de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, intensificou a instalação dos dispositivos nas regiões central, leste, oeste e sudoeste para melhorar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
Uma licitação na modalidade registro de preços foi aberta no começo do ano e prevê a instalação de 180 rampas de acessibilidade, durante o prazo de um ano. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a primeira fase do pacote de obras envolve a instalação de 50 rampas.
“A proposta será nas próximas fases contemplar ainda mais regiões da cidade e tornar mais ruas e avenidas acessíveis”, afirmou Celso Canassa, secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas.
Os dispositivos são construídos respeitando as normas vigentes no Código de Trânsito Brasileiro quanto à inclinação, largura e piso tátil.
A obra é realizada com recursos próprios da Prefeitura. Em 2014, a administração já havia reforçado esses serviços construindo 104 novas rampas de acessibilidade, abrangendo vias públicas localizadas próximo a pontos de ônibus, hospitais, PSFs e demais prédios públicos onde havia a necessidade de melhor acesso.
Campanha de conscientização
A prioridade, segundo a Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade, é instalar as rampas em frente às faixas de pedestres, principalmente àquelas que receberam faixa elevada com capa asfáltica e mais visíveis que as faixas comuns.
Um dos pontos, por exemplo, foi na Washington Luiz, nas proximidades do Pronto-Socorro da Santa Casa, que ganhou a instalação de rampas no mesmo ponto onde foram instaladas as faixas elevadas de pedestres. A medida facilitou ainda mais o acesso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida ao Hospital São Luiz.
A diretora de projetos da Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade Adriana Corsini Menegolli explica que, após a instalação das rampas nos pontos elencados por meio de estudos do Núcleo Técnico do Plano Municipal de Mobilidade Urbana – PlanMob, o próximo passo será realizada uma campanha de conscientização.
A ideia é fazer com que os motoristas possam parar o carro para que os pedestres atravessem na faixa. A ação também valerá para os pedestres, conscientizando-os para que atravessem a rua na faixa e não fora dela.
“O nome da campanha será “Eu paro para o pedestre que atravessa na faixa”. O objetivo é mobilizar a população para que respeite a faixa de pedestre. Por isso, estamos regularizando todas as ruas e avenidas que ainda precisam de adequações para garantir melhor mobilidade urbana (construção de mais rampas) e uma melhor visualização das faixas tanto pelos pedestres quanto pelos motoristas (instalação de faixa elevada)”, explicou.
A princípio, foram elencados quatro pontos estratégicos e considerados críticos na região central para instalação das faixas elevadas, por conta do fluxo intenso de veículos, principalmente durante o dia.
As faixas elevadas consistem em uma capa asfáltica aplicada sobre os paralelepípedos para facilitar a passagem de cadeirantes, possibilitando uma travessia mais segura e sem obstáculos. A cobertura asfáltica é sobressalente, temporária, removível e realizada em caráter experimental em poucos trechos, não danificando, portanto, os paralelepípedos da região central.
O Comphac (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural), órgão que deve ser consultado quando há intervenções nos paralelepípedos, tem acompanhado a instalação das faixas e deu aval para que fossem feitas as mudanças.
As intervenções foram realizadas no cruzamento das ruas Júlio Mesquita e José Bonifácio, em frente ao Clube Ararense; na Rua Coronel André Ulson Jr., em frente à Escola Estadual Ignácio Zurita Júnior; na Rua Coronel Justiniano, em frente ao Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Araras; e na Avenida Washington Luiz, também próximo ao Pronto-Socorro, no cruzamento com a Rua Coronel Justiniano.
Em todas as faixas elevadas, a proposta foi adequá-las à mobilidade urbana com a construção das rampas de acessibilidade.
Horácio Busolin Júnior/ Secom