A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 05/06/2025 às 15:09
Bosque Ararinha terá intervenção ambiental neste sábado
Realizada das 7h às 15h, ação tem como objetivo a revitalização do espaço, por meio de plantio de mudas, limpeza e coleta de resíduos na área de nascente
A limpeza do Bosque Ararinha começou na segunda-feira (2). Créditos: SMSP - PMA

 

A Prefeitura de Araras, por meio das secretarias municipais de Serviços Públicos e de Agricultura e Meio Ambiente, irá realizar uma intervenção ambiental no Bosque “José Fernandes de Mattos”, o popular Bosque Ararinha, na região leste da cidade. A ação acontece neste sábado (7), das 7h às 15h.

A iniciativa tem como objetivo a revitalização do espaço, por meio de plantios de mudas, corte de mato, poda de árvores, recolhimento de resíduos e objetos em geral. Tudo isso com atenção especial às áreas próximas à nascente existente no local. “A limpeza do local já começou nesta quinta-feira e no sábado faremos a conclusão da revitalização do bosque. O espaço é grande e tem exigido muito trabalho das equipes. Tinha até barracos montados com pessoas morando indevidamente no local”, disse a secretária de Serviços Públicos, Sandra Milaré.

“Essa ação também é em comemoração ao “Dia Mundial do Meio Ambiente”, celebrado nesta segunda-feira (2). Queremos comemorar a data recuperando e cuidando melhor desse espaço, que é uma área verde importante para aquela região”, explicou a secretária de Serviços Públicos, Sandra Milaré.

A intervenção conta com o apoio das secretarias de Educação, de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas e de Segurança Pública, além da Câmara Municipal, da empresa Demax, do Tiro de Guerra e da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Araras “Antônio Brambilla”.

Localizado na região Leste e com 146.000 m² de vegetação secundária (resultantes de um processo natural de regeneração), o Bosque Ararinha é o maior espaço verde urbano de Araras.

 

Interdição do trânsito

Durante a realização da intervenção ambiental, o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) irá fechar as vias públicas próximas ao Bosque, desde a Avenida Irineu Carrocci até a Rua 1; motoristas devem buscar rotas alternativas.

 

          

Secom/Prefeitura de Araras