A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 28/07/2014 às 17:38
Campeonato de Base: homenagens marcam cerimônia de abertura
Torneio leva o nome de Zildélio Oliveira Silva, que começou a trabalhar como treinador em 1984 e atualmente atua na escolinha de futebol do Gema

Homenagens marcaram a cerimônia de abertura do Campeonato de Futebol de Base de Araras, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras, no último sábado (26), no Estádio “Joel Fachini” (Comercial).

O torneio leva o nome do técnico Zildélio Oliveira Silva, que começou a trabalhar com futebol de base em 1984. Há 16 anos, Zildélio trabalha na escolinha de futebol do Gema (Grêmio Esportivo Municipal de Araras). Ele também é ex- jogador das equipes Nova Araras F.C e Usina Palmeiras.

“Quando apareceu a oportunidade de realizar um campeonato de base em Araras, tínhamos que homenagear o Zildélio. Ele é uma pessoa que descobre muitos talentos no futebol aqui de Araras.

O futebol de base da cidade tem muito a agradecer a ele”, disse o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras, Joílson dos Santos Souza.

O técnico agradeceu a homenagem prestada pela Secretaria Municipal de Esporte. “Para mim, é muito gratificante este reconhecimento. Nos 30 anos em que trabalho com futebol de base, nunca tinha sido lembrado pelo meu trabalho nas escolinhas. Vou levar esse momento para sempre em minha mente. Sou muito grato a todos que fizeram parte desta homenagem”, disse, emocionado.

Nascido na Bahia, Zildélio veio para Araras aos oito anos de idade e, aos 12, começou a trabalhar na fábrica de mandioca (Toninho Marques) no Jardim Marabá, onde ficou por seis anos.

Foi atacante de equipes como Nova Araras FC e Usina Palmeiras, e também atuou na área de arbitragem nos anos 1970.

Em 1984, começou a atuar como treinador de escolinha de futebol de base - a primeira experiência foi na escolinha do bairro Narciso Gomes. Além disso, foi professor da Secretaria Municipal de Esporte por seis anos e atualmente trabalha escolinha do Gema. Hoje, aos 71 anos, é casado e pai de seis filhos.

 

Torneio de abertura
Além da homenagem ao treinador Zildélio, houve também um torneio de abertura, onde a equipe sub-11 do União/Bata Esporte se sagrou campeã.

O torneio inaugural contou com a presença das 13 equipes que irão disputar a competição de base. A primeira rodada acontece nos dias 2 e 3 de agosto, com a tabela das partidas e horários a serem definidos pela Secretaria.

O secretário de Esporte ressaltou a importância do torneio de categorias de base para Araras.“O campeonato de base é o alicerce para as outras categorias. É por meio dele que encontramos novos talentos para o esporte”, explicou o secretário.
Além da categoria sub-11, que disputou o torneio de abertura, irão participar do Campeonato de Base de Araras as categorias sub-13, sub-15 e sub-17.

Este ano, a pasta também realizou o Campeonato Amador Veterano de Futebol, que levou o nome do ex-jogador Mário Antonio Francelino, o Marinho, falecido em fevereiro.

 

O Campeonato Master de Futebol, que está em andamento, homenageia o também ex-jogador Osmar Siqueira, mais conhecido como “Bóia”, que defendeu o Comercial Futebol Clube e a Sociedade Esportiva Usina São João nos anos 60.

Mais informações sobre o campeonato podem ser obtidas pelos telefones 3544-8347 e 3542-9195.

Times inscritos
- Gema
- Associação Atlética
- Comercial F.C
- Sayão F.C
- S.E. José Ometto
- Grená Nestlé
- Cruzeirinho
- Cordeirópolis
- União Bata Esporte
- Nakata F.C
- A.M. José Ometto
- Projeto Revelação
- S.M.E Parque das Árvores

 

Anderson Cândido/Secom