Nesta quarta-feira (5) entrou em vigor a segunda fase de testes na Avenida Loreto, que inclui o fechamento de todos os acessos pelo canteiro central e também do retorno provisório em frente à E.E. “Carlota Fernandes de Souza Rodini”.
Ainda em caráter experimental, a medida terá por objetivo avaliar o impacto das mudanças no trânsito na Avenida – agora, limitando o retorno apenas às rotatórias localizadas próximo ao Parque Ecológico e ao CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) “Ettore Zuntini”.
Essa proposta tinha sido apresentada inicialmente pela administração municipal, mas moradores, comerciantes e usuários do local que participaram da audiência pública realizada em outubro de 2013 reivindicaram a instalação de um retorno provisório próximo à escola – o que foi feito, em caráter experimental.
Todas as mudanças implantadas na via, desde 11 de dezembro de 2013, estão sendo testadas e atendem também às reivindicações dos moradores que participaram da audiência.
Um novo encontro agendado para o dia 20 de fevereiro, às 19h30, vai avaliar o impacto das intervenções e definir o projeto definitivo para o local. A reunião acontece na Emeief “Pe. Pedro Angelo Longhi”, localizada na Rua Adilson A. Corbanezzi, s/n, Jd. Luiza Maria, e é aberta a todos os interessados em debater o assunto.
Com o fechamento do retorno, os motoristas que trafegam no sentido centro/zona leste poderão utilizar o retorno próximo ao Parque Ecológico. Para quem vem no sentido zona leste/centro, o retorno será pela rotatória localizada no cruzamento com a Avenida José Marques da Silva, próxima ao CAEE “Ettore Zuntini”.
Revitalização da Avenida
As intervenções propostas no projeto de revitalização vão atingir praticamente toda a extensão da via pública, que tem 1,3 km de comprimento no trecho compreendido entre a Avenida José Marques da Silva e o Parque Ecológico e Cultural “Gilberto Rüegger Ometto”.
O projeto completo está disponível no site do Município de Araras e as sugestões feitas pelos munícipes são avaliadas por técnicos das Secretarias Municipais de Planejamento, Gestão e Mobilidade; e de Segurança Pública e Defesa Civil, e também do Demutran.
A revitalização prevê ainda melhorias na drenagem, iluminação e arborização, reforço da sinalização da Avenida Loreto, e também intervenções em outras vias públicas de acesso à região.
Entre elas, estão a implantação de duas rotatórias na Avenida José Marques da Silva – uma delas em frente ao Hospital da Unimed e outra no cruzamento com a Rua João Buzo, próxima à Praça “Mamede de Souza” – e o fechamento dos demais acessos pelo canteiro central, além da desapropriação de uma área na Avenida Ignácio Zurita Neto, o que vai liberar o trânsito nas duas pistas da via pública, em todo o trecho compreendido entre a Rua dos Coroados e a Avenida Horácio Krepschi.
As intervenções visam redirecionar o fluxo de veículos para estas avenidas, reduzindo o tráfego na Loreto. Em horário de pico, segundo o Demutran, 3,2 mil veículos chegam a passar por hora pela Loreto.
Além disso, o projeto inclui também o recapeamento total da via, que foi um dos projetos selecionados pelo Governo Federal para receber verbas do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). O anúncio foi feito em outubro pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla e envolve intervenções em outras vias públicas da cidade, somando 6 km de pavimentação.
A revitalização da Avenida Loreto, que tem 16 cruzamentos em sua extensão, também atende à reivindicação feita pela população no Orçamento Participativo.
Nova entrada na E. E.
Paralelamente ao projeto de revitalização da Avenida Zurita, o Governo de Araras também vem discutindo uma possível mudança na entrada de alunos da E.E.“Carlota Fernandes de Souza Rodini” – atualmente, o portão fica na Loreto.
O assunto foi debatido na última sexta-feira (31) entre representantes do Município de Araras e a dirigente regional de ensino de Pirassununga, Lucimeire dos Santos.
O projeto, que será encaminhado ao Governo do Estado, transfere a entrada dos alunos da Avenida Zurita para a Rua Antenor Elias. A medida visa garantir mais segurança aos alunos, além melhorar o acesso de vans escolares e de pais que buscam seus filhos na escola.
Também participaram da reunião o chefe de Gabinete Léo Teodoro Gurnhak, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil João Tranquillo Beraldo, o diretor do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) Luis Carlos Bressan Júnior e a diretora da E.E.“Carlota Fernandes de Souza Rodini” Kátia Maria Berreta.
Horácio Busolin Júnior/Secom