Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 30/10/2024 às 09:32
Inscrições para curso de Rastreabilidade Vegetal vão até dia 20/11
Formação é gratuita e acontece dia 22 de novembro, das 14h às 18h, no Centro Comunitário Assentamento Araras 3

 

Estão abertas até o dia 20 de novembro as inscrições para o curso de Rastreabilidade Vegetal, promovido pelo Sindicato Rural de Araras, com o apoio da Prefeitura de Araras e da Cooperativa dos Agricultores Familiares Rurais do Assentamento de Araras e Região (COOPAF).

Os interessados em participar devem enviar cópia do RG e CPF para o e-mail sindicatoruraldeararas@gmail.com. O curso é gratuito e acontece no dia 22 de novembro (sexta-feira), das 14h às 18h, no Centro Comunitário Assentamento Araras 3, que fica na Estrada Rural dos Jacarandás, Horto, Estrada Loreto (endereço digital 589JMMCH+M5).

Outras informações podem ser obtidas pelo número (19) 99168-5111.

           

O que é rastreabilidade vegetal?

A rastreabilidade é um conjunto de processos que permite acompanhar a movimentação de um produto ao longo da cadeia produtiva, desde o plantio até o consumidor.

Em 2018, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), publicou a Instrução Normativa Conjunta nº 02 (INC 02/2018), que define os procedimentos para a aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana - como frutas e hortaliças -, para fins de monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos, em todo o território nacional.

Para isso, a INC 02/2018 define que os produtos devem ser identificados com etiquetas que contenham QR code, código de barras, caracteres alfanuméricos ou outro sistema que permita a consulta digital de dados.

 

Curso Rastreabilidade Vegetal

22 de novembro de 2024

Das 14h às 18h

Centro Comunitário Assentamento Araras 3, que fica na Estrada Rural dos Jacarandás, Horto, Estrada Loreto (endereço digital 589JMMCH+M5) – Araras/SP

 

Secom/Prefeitura de Araras