Publicado em: 06/06/2024 às 09:03
Cerimônia marca entrega da duplicação da Avenida Fábio da Silva Prado em Araras
A obra é uma das maiores já realizadas em termos de mobilidade urbana na cidade

Na noite de ontem, quarta-feira (5), uma cerimônia marcou a entrega da tão aguardada duplicação da Avenida Fábio da Silva Prado, localizada na região Norte de Araras. O projeto da duplicação, há muito aguardado pela comunidade local, foi possível graças à aprovação do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), do Governo Federal, com investimentos de R$ 4 milhões. O prefeito, ciente da importância dessa demanda, solicitou ao secretário de Planejamento, Felipe Beloto, a elaboração do projeto que agora se torna realidade.

“Essa é a maior obra de mobilidade urbana da história da cidade que irá beneficiar centenas de usuários que trafegam diariamente por essa importante via de acesso à região Norte. Com a duplicação da Avenida, não apenas os moradores desta região, mas também aqueles que utilizam a via como parte de seu trajeto cotidiano, serão impactados positivamente, afinal, esta avenida conecta diversos bairros cruciais da cidade, como Campos Verdes, Milton Severino, Vida Nova, o conjunto de chácaras Granja São Francisco, além de servir como acesso ao Aeroporto Municipal e aos bairros rurais, como Morada do Sol, Elihu Root e Cascata. Esta obra representa não apenas um avanço significativo para a infraestrutura da cidade, mas também um compromisso com o bem-estar e a segurança dos cidadãos”, enfatizou o prefeito Pedrinho Eliseu.

Os números impressionam: mais de 950 metros de pista dupla foram construídos, somando-se a duas novas rotatórias, 10 mil metros quadrados de pavimento asfáltico, 2.700 metros quadrados de calçadas, além da instalação de 36 postes de iluminação, totalizando 62 luminárias de LED. Além disso, foram colocadas 52 placas de sinalização vertical, realizada sinalização horizontal completa em ambos os sentidos da via, além de um canteiro central com 6.500 metros quadrados de plantio de grama e nove bocas de lobo para o escoamento de água.

Paisagismo

Agora está prevista a etapa de paisagismo das rotatórias e de toda a extensão da avenida, com o plantio de mudas de ipê e resedá. “Nas rotatórias serão os ipês, que os munícipes podem escolher entre brancos, amarelos, roxos ou rosas; e no canteiro central serão plantados os resedás, que serão brancos, rosas, pink ou roxos; intercalados com espécies nativas (quaresmeira, pau fava, entre outras). Depois de escolhidas as cores, as mudas serão plantadas entre os meses de setembro e outubro, época mais indicada para o desenvolvimento das árvores”, explicou o secretário interino de Meio Ambiente e Agricultura, Wagner Leveghin.

A votação fica aberta até o final do mês de junho no site https://araras.sp.gov.br/enquete_arvores/.

Estiveram presentes também ao evento: secretários do Executivo Municipal, o vereador Marcelo de Oliveira e autoridades locais.