Publicado em: 03/11/2020 às 16:25
Covid-19: carreta realiza testes de pessoas que não têm sintomas da doença, em frente ao Ginásio de Esporte
Serviço funciona das 8h às 16h e oferece 100 exames diários a assintomáticos, além de testar também pacientes com suspeita da doença, com agendamento feito pela Secretaria da Saúde, após passarem pela tenda sentinela ou pela Upa
Carreta atende das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, em frente ao Ginásio de Esportes

A carreta itinerante contratada pela Prefeitura de Araras para a realização de exames de covid-19 disponibiliza 100 testes diários para pessoas que não têm sintomas da doença. O serviço acontece na Praça Roberto Mercatelli, em frente ao Ginásio de Esporte, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

A testagem em massa é voltada prioritariamente a pessoas com sintomas suspeitos, como febre e dificuldades respiratórias, que passaram pela tenda sentinela ou pela Upa 24h e tiveram o exame agendado pela equipe da Secretaria da Saúde, além de ações especiais para assintomáticos, como as que vêm acontecendo semanalmente em Araras.

A ação faz parte da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para mapear os casos e avaliar a evolução da doença na cidade.

A carreta já passou também pelo Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto, pela sede da Polícia Militar de Araras, na Vila Dona Rosa Zurita, e pela Praça Jorge Assumpção, no José Ometto 1.

Como são os exames

Realizados a partir de uma pequena amostra de sangue, retirada de um furo no dedo, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, se a pessoa já foi ou não infectada e se está em fase de transmissão da doença.

A testagem em massa visa atender a demanda por exames na cidade e também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).