Publicado em: 30/09/2020 às 15:36
Campanhas de vacinação contra poliomielite e de multivacinação começam dia 5
Imunizações seguem até 30 de outubro, de segunda a sexta-feira, nas seis salas de vacina do município

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e a campanha nacional de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação serão realizadas de 5 a 30 de outubro, nas seis salas de vacina da rede municipal localizadas no PAM Antônio Carlos Fabricio (José Ometto 1), PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes), UBS Ênio Vitalli (Jardim Piratininga), PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada), PAM Oswaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes) e Centro  Saúde II Dr. João Geraldo Noronha (ao lado do Corpo de Bombeiros).

O público-alvo para atualização das cadernetas são crianças de um ano a adolescentes menores de 15 anos. Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico de vacinação, visando diminuir os riscos de transmissão de doenças imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Já a vacina contra a poliomielite é voltada a crianças menores de 5 anos, com estratégias diferenciadas também para menores de um ano e para quem está na faixa etária de 1 a 4 anos de idade.

O objetivo destas ações é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e erradicação dessas doenças.

A imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30. Nesta quinta-feira (1°), equipes da Vigilância Epidemiológica participam de treinamento sobre a campanha de multivacinação. Por esse motivo, nesse dia, o funcionamento das salas de vacina será encerrado excepcionalmente às 14h.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os munícipes devem procurar a sala de vacinação mais próxima de sua residência para efetuarem o cadastro no sistema E-sus - as doses serão registradas nominalmente nele. Para realização do cadastro, é necessário apresentar CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço.

Em caso dúvidas, os ararenses podem entrar em contato com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretária Municipal de Saúde pelo telefone 3543-1522.