Publicado em: 24/07/2020 às 15:02
Estado mantém Araras na fase vermelha do Plano SP, com comércio fechado
Embora apresente uma situação melhor do que outros municípios, Araras é obrigada a seguir a mesma regra determinada pelo governo estadual para as demais cidades que fazem parte da região de Piracicaba
Medida foi anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo nesta sexta-feira (24)

O Governo do Estado de São Paulo manteve Araras na fase vermelha do Plano São Paulo, com medidas mais restritivas para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da covid-19. A medida é válida para todos os 26 municípios que integram a região de Piracicaba – da qual Araras faz parte – e foi anunciada nesta sexta-feira (24).

Com isso, o comércio classificado como não essencial (lojas de calçados, roupas, móveis, etc) permanece fechado, permitindo apenas o serviço de delivery (entrega). Apenas os estabelecimentos classificados como essenciais (supermercados, açougues, postos de combustíveis, oficinas, etc) seguem abertos.

Embora apresente uma situação melhor do que outros municípios que integram a regional de Piracicaba, no que diz respeito principalmente à taxa de ocupação de leitos, e mantenha o mesmo índice de isolamento social com as lojas abertas ou fechadas, Araras é obrigada a seguir a mesma regra determinada pelo governo estadual para as demais cidades que fazem parte da região.

Piracicaba, que estava inicialmente na fase laranja, foi reclassificada para a vermelha pelo Governo do Estado no último dia 17, devido ao aumento na taxa de ocupação de leitos na UTI região. A fase vermelha foi mantida pelo Estado na região e pode ser revista a qualquer momento, se houver melhoria nos índices de saúde.

O cumprimento da medida estadual é fiscalizado nas cidades pelo Ministério Público local. Pelo entendimento da Justiça, vale sempre a regra mais restritiva, ou seja, a determinação menos flexível no combate ao vírus. Os prefeitos podem adotar ações mais rígidas do que as definidas pelo Estado, caso julguem necessário, mas não podem deixar de seguir as determinações estaduais, caso elas sejam mais duras com relação às atividades comerciais.

Funcionamento do comércio em Araras:

Comércio essencial

(supermercados, açougues, postos de combustíveis, oficinas etc)

Liberado para todos os dias da semana, nos horários de seus respectivos alvarás

Comércio não essencial

(lojas de roupas, calçados, móveis etc)

Permitido apenas delivery (entrega em domicílio)

Bares, restaurantes e depósitos de bebidas

Proibido consumo no local

Permitido somente delivery (entrega em domicílio) e drive thru (retirada no local)