Notícias / Serviços Publicos
Publicado em: 04/12/2018 às 16:11
Dezembro Verde: mês é de conscientização sobre abandono de animais em Araras
Cronograma desenvolvido pelo Departamento de Meio Ambiente terá duas feiras de adoção e posse responsável, dias 8 e 22, na Praça Barão

 

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o abandono de animais em Araras, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos Urbanos e Rurais, deu início ao “Dezembro Verde”- mês de Combate, Conscientização e Relação ao Abandono de Animais.

Desenvolvido pelo DMA (Departamento de Meio Ambiente), o último mês do ano contará com duas Feiras de Adoção e Guarda Responsável de animais do Canil Municipal, uma neste sábado (8) e outra, no dia 22. As duas ações acontecem na Praça Barão, das 9h às 13h.

“Com essas duas feiras que estão prestes a acontecer, completaremos 12 neste ano. Na do dia 8, teremos 20 animais para adoção, 10 filhotes de gatos e 10 cães, sendo oito adultos e dois filhotes. Até o momento, 69 animais do Canil ganharam novos lares”, comentou a tecnóloga ambiental do DMA, Marcela Gambarotto Teixeira.

 Atualmente, o Canil Municipal, localizado na Estrada Luiz Segundo D’Alessandri, conta com 93 animais para adoção.

 

“Dezembro Verde”       

Quem for às feiras, além da oportunidade de adotar um “novo amigo”, poderá obter mais informações a respeito sobre o “Dezembro Verde” e suas questões de abandono animal. “Neste mês de combate, conscientização e relação ao abando de animais, nós, nas feirinhas de adoção iremos entregar panfletos informativos a população na tentativa de coibir essa prática. Diariamente, aqui no Canil, nós recebemos muitas ligações de pessoas que desejam se desfazer de seus animais, por muitos motivos; por que cresceu demais, por latir, por não aceitar, entre outras situações”, comentou a veterinária do Canil Municipal, Mariana Oliveira.

A veterinária reforça que em Araras, por determinação legal, a Prefeitura não pode recolher os animais com donos. “Nós não podemos recolher os animais saudáveis, a proibição é do Ministério Público. O nosso trabalho deve ser realizado somente com animais em situação de rua, sem dono, doentes, vitimas de maus-tratos ou que estão em sofrimento. Porém, o que o pessoal não entende é que esses animais que estão na rua, um dia foram abandonados”, acrescentou a médica.

 

Abandono de animais é crime

Segundo a Lei Municipal 5.047, de 17 de outubro de 2017, abandonar um animal “a sua própria sorte” é crime. “Se uma pessoa abandonar, filmar, denunciar ou se flagrada pode responder judicialmente”, finalizou Mariana.

A Lei Municipal estabelece, no município de Araras, multas e penalidades administrativas para aqueles quepraticarem atos que importem em abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação aos animais, e dá outras providências.

 

Clique aqui e veja o vídeo.

 

 

Clique aqui e conheça a Lei Municipal 5.047, de 17 de outubro de 2017.

Secom/Prefeitura de Araras