Publicado em: 14/11/2018 às 14:11
Projeto Ecobags: Coleta Seletiva do Bem é concluído com sucesso em Araras; estudantes arrecadaram perto de 2 toneladas de material
Noite de encerramento foi marcada com apresentações dos painéis e conteúdo das matérias durante todo o ano letivo; projeto teve início em abril com o objetivo de contribuir com o meio ambiente por meio da coleta seletiva

Alunos de seis escolas da rede municipal de ensino encerraram, na noite da última terça-feira (13), na Casa da Memória Pedro Pessotto Filho, o projeto Ecobags: Coleta Seletiva do Bem – tem como principal objetivo encorajar os estudantes, desde cedo, a uma reflexão sobre o descarte correto dos resíduos e coleta seletiva. Isso tudo na prática. Afinal, as crianças colocaram a mão na massa e arrecadaram aproximadamente 1953,62 kg de material.

Com a participação de autoridades e de equipes escolares, a noite foi marcada com apresentações dos professores, que compartilharam com o público os conhecimentos aprendidos durante todo o ano letivo.

A proposta conjunta entre as Secretarias Municipais de Educação, Serviços Públicos Urbanos e Rurais por meio do DMA (Departamento de Meio Ambiente) e Ação e Inclusão Social, além da participação da equipe da Cooperativa de Reciclagem Araras Limpa, que cedeu as Ecobags e fizeram a retirada dos materiais, teve inicio em abril passado com o objetivo de contribuir com o meio ambiente por meio da coleta seletiva dentro das escolas.

Durante o ano as escolas que receberam as instalações das sacolas coletoras especiais foram: Emef Adriano Ademir Lombi – Jardim das Nações 2; Emef Hercílio Bertolini – José Ometto 1; Emef João Poletti – José Ometto 3; Emeief Ignácio Zurita Neto – Jardim São João; e o Polo São Francisco de Ensino Integral – Parque das Árvores. Foram realizadas ações como seminários e oficinas com toda a comunidade escolar entre alunos, professores, equipe gestora, pais e funcionários, contemplando as temáticas.

“Essa nossa atividade envolvendo a participação dos pequenos junto dos pais e dos familiares representou um momento muito importante para as nossas crianças. Afinal, foram capazes de perceber junto aos nossos professores, a importância de separar e reciclar os materiais e, tudo isso, com o objetivo de construir um futuro mais sustentável. Deixo aqui um agradecimento especial aos mais de 100 professores engajados nesta causa e aos mais de 1.300 alunos”, comentou a secretária municipal de Educação, Mariana Mani Moura.

Veja abaixo a planilha geral de arrecadação, feita pela Cooperativa de Reciclagem Araras Limpa, que mostra que foram arrecadados 1953,62 kg de material em sete meses de Projeto.

Para 2019, a continuidade do Projeto está prevista. Inclusive, a ideia, é expandir para outras unidades de ensino.

ESCOLAS INTEGRANTES

94,6

1953,62 kg

TOTAL GERAL DE ARRECADAÇÃO 2018

Fonte: Cooperativa de Reciclagem Araras Limpa, encaminhado pela Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social

Palestra sobre obras de macro e microdrenagem

A Prefeitura de Araras realizou uma palestra sobre as obras de macro e microdrenagem urbana para os profissionais da educação das unidades escolares participantes do Projeto Ecobags: Coleta Seletiva do Bem. O evento foi realizado por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade em parceria com Secretarias de Educação e de Ação e Inclusão Social.

A intenção da iniciativa, ministrada na Casa da Memória Pedro Pessotto Filho, foi de informar os profissionais da Educação das unidades escolares participantes do Projeto Ecobags. Além disso, conscientizou a população sobre as questões ambientais, por meio do TTS (Trabalho Técnico Social), que tem como objetivo o apoio social às famílias beneficiadas com empreendimentos do governo federal, através do Ministério das Cidades.