Publicado em: 18/05/2018 às 14:20
74ª Campanha de Doação de Sangue acontece neste sábado
Em parceira com Hemonúcleo de Piracicaba, ação acontece na ETEC Prefeito Alberto Feres, das 8h às 12h, na próxima semana

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Educação em Saúde (Naes), acontece no próximo dia 26 (sábado) a 74ª Campanha de Doação de Sangue de Araras – 3ª edição de 2018. A iniciativa, em parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba, será realizada na ETEC Prefeito Alberto Feres, localizada na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, nº 690, no Jardim Cândida (Região Oeste).

A coleta será feita das 8h às 12h e os doadores deverão comparecer munidos de documentos com foto (RG ou CNH) para entrevista e esclarecimentos sobre a doação.

“Pedimos mais uma vez o apoio da população ararense participarem de mais uma campanha de doação de sangue. Na última, realizada no mês de março, atingimos a nossa meta de cadastros, com 130 pessoas. Agora queremos aumentá-la, com 150 doadores. Nas duas primeiras edições deste ano, realizadas em fevereiro e março, conseguimos a doação de 209 bolsas de sangue”, comentou a enfermeira do Naes, Rosimeire Perinotto.

Próximas campanhas

Além da campanha do próximo sábado, mais quatro serão realizadas durante o ano: 30 de junho, 11 de agosto, 22 de setembro e 10 de novembro. Em 2017, 513 bolsas de sangue foram doadas ao Hemonúcleo de Piracicaba, em Araras.

Requisitos básicos para doação:

- Estar em boas condições de saúde;

- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

- Pesar no mínimo 50kg;

- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação).

Impedimentos temporários:

- Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas;

- Gravidez

- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;

- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);

- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

- Tatuagem nos últimos 12 meses;

- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.