Publicado em: 27/04/2018 às 12:13
Prefeitura faz mapeamento de vários bairros da cidade que necessitam de recapeamento
Depois de investir mais de R$ 3 milhões em recapeamento e recuperação asfáltica em 2017, Prefeitura está terminando o levantamento da cidade toda e dará prioridade aos bairros em 2018

A Prefeitura de Araras está finalizando um verdadeiro inventário em todos os bairros da cidade com o mapeamento das ruas e avenidas que necessitam de intervenções de recapeamento, reparo asfáltico ou tapa-buracos. Até o momento a Prefeitura já tem em mãos o mapeamento de 25 bairros, e outros também estão sendo avaliados pela equipe da Secretaria Municipal de Obras. Esses bairros entrarão no cronograma dos serviços a serem executados a partir deste ano.

A próxima região que receberá o recapeamento envolve o Jardim Luíza Maria e o Jardim das Palmeiras, bairros próximos ao Parque Ecológico. Ao todo serão 18.000 m² de asfalto naquela região, serviços que deverão ser iniciados nas próximas semanas, após o encerramento do processo licitatório.

No ano de 2017, a Prefeitura fez um grande mutirão de recapeamento, tapa-buracos e reparo asfáltico (corte do solo e recuperação), totalizando cerca de 150 mil m² de asfalto, num investimento de cerca de R$ 3 milhões. Esse trabalho do ano passado foi focalizado principalmente nas vias de ligação da região central aos bairros, onde há grande fluxo de veículos. Já para 2018, o objetivo é invadir os bairros, de acordo com as necessidades de cada região.

"Esse levantamento é muito importante, pois já temos em mãos os apontamentos do que fazer em cada bairro. Agora é executar os serviços conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura ou com verbas de emendas parlamentares que estamos conseguindo com os governos estadual e federal”, comentou o prefeito Pedrinho Eliseu.

Para os serviços de recape em Araras ficarem em dia seriam necessários recursos de R$ 12 milhões a R$ 15 milhões. São quase 500.000 m² de asfalto apontados nesse mapeamento, além da recuperação da base em algumas ruas ou avenidas. Em virtude do alto custo, a execução dos serviços será ao longo dos próximos anos, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura.

Os 25 bairros já mapeados contam com informações da situação de cada rua, definindo onde necessitará de uma intervenção mais simples, como a recuperação, ou mesmo o recapeamento completo.

O primeiro bairro que recebeu recapeamento após esse levantamento foi o Jardim Ouro Verde, com os trabalhos iniciados nesta semana. Naquele bairro foram 13.885 m² de asfalto em 11 ruas, num investimento de R$ 340 mil, com verba do governo estadual e contrapartida da Prefeitura.