Publicado em: 17/01/2018 às 16:45
Canais analógicos de TV serão desligados nesta quarta-feira
Anatel não prorroga prazo e desligamento tem prazo final nesta quarta, dia 17 de janeiro. Algumas emissoras ainda precisam instalar seus sinais digitais.

Os ararenses que ainda não possuem um aparelho de TV ou equipamento necessário para exibição dos canais digitais precisam se apressar, pois os canais analógicos serão desligados nesta quarta-feira (17/01), até a meia-noite.

Secom

O prazo para o corte da transmissão dos sinais desses canais estabelecido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) chegou a ser prorrogado duas vezes no ano passado, mas agora o limite será mesmo a meia-noite desta quarta-feira. Portanto, a partir de quinta-feira (18/01), as TVs em Araras só funcionarão nos canais digitais.

A maioria dos principais canais de TV já está operando no sistema Digital, casos de Bandeirantes (canal 4.1), SBT (canal 5.1), EPTV (canal 6.1), Opinião (canal 17.1), Record (canal 27.1), Cultura (canal 19.1 - 19.2 - 19.3) e Rede TV (canal 49.1).

Algumas emissoras ainda não instalaram os sinais digitais em Araras, o que deve ocorrer em breve. O técnico de telecomunicações Michel Julian Shruschewitsch, que presta serviço para a Prefeitura nas antenas de retransmissão, afirmou que a responsabilidade de ligar o sinal digital é das respectivas emissoras, e que todas já foram informadas da necessidade de fazer o serviço em Araras. São elas: Rede Vida, Gazeta Canal, Spring (Mundial), Rede Família, Mix SP, TV Século 21 e Novo Tempo.

O governo federal garante que a migração é uma necessidade. Isso porque o desligamento do sinal analógico de televisão vai permitir às operadoras de telefonia o início da utilização da faixa de 700 megahertz (MHz), para oferecer internet mais veloz aos consumidores.

Emissoras que já oferecem o sinal digital em Araras:

• Bandeirantes canal 4.1

• SBT canal 5.1

• EPTV Central 6.1

• Opinião canal 17.1

• Record canal 27.1

• Cultura canal 19.1 - 19.2 - 19.3

• Rede TV canal 49.1

Emissoras que instalarão o sinal digital em breve:

• Rede Vida

• Gazeta Canal