Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 16/07/2014 às 19:05
Novo Lago Municipal será inaugurado dia 27
Área onde ficava o antigo zoológico foi transformada em espaço de lazer e contato com a natureza; novas atrações resgatam o turismo em Araras

A entrega da próxima fase da revitalização do Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal) já tem data marcada: dia 27 de julho. A cerimônia começa às 9h e é aberta a toda a população de Araras.

As obras realizadas pela Prefeitura, por meio de parceria com o Governo Federal, transformaram a área onde ficava o antigo zoológico em espaço de lazer contemplativo, sustentabilidade e promoção da consciência ambiental.

O local ganhou novos atrativos que irão surpreender o público de todas as idades. Entre as novidades está a fonte interativa, que irá jorrar água tratada por 18 esguichos, funcionando também com o um espaço recreativo onde as crianças poderão brincar.

À noite, a fonte promoverá um show de luzes coloridas no parque. Sustentável, a fonte utiliza sistema fechado, com tanque próprio para filtrar e reutilizar a água, evitando desperdícios.

“A água da fonte é reaproveitada e passa por processos diários de filtragem, utilizando inclusive sistema ultravioleta. Além de ser uma das atrações do parque, ela ainda vai umidificar o ambiente”, observa a diretora de projetos da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Adriana Corsini Menegolli.

Na última terça-feira (15), a equipe da Secretaria realizou testes na fonte para verificar o funcionamento do sistema e da iluminação à noite. Os jatos serão acionados automaticamente por meio de um timer e o funcionamento será das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 11h às 15h e das 16 às 20h, aos sábados e domingos.

O novo Lago disponibiliza ainda espaço coberto permanente, voltado a prática de atividades esportivas e eventos culturais.

O local é coberto com tenda do tipo tensionada com cabos de aço, feita de lona resistente ao sol e à chuva. O espaço terá chão de piso liso, próprio para a prática de atividades contemplativas como ioga e tai chi chuan, além de ginástica.

Outra novidade é o jardim sensorial. Construído na entrada do parque próximo à Rua Dr. Armando Salles de Oliveira, ele conta com vários elementos que ampliam o contato dos visitantes com a natureza.

Em forma de espiral e com uma fonte de água ao centro, o jardim consiste em um labirinto de floreiras de diversas espécies de plantas, que irão estimular sentidos do corpo humano como tato, audição, visão e olfato. O tato será estimulado pelas texturas das plantas, a audição pela fonte de água, a visão pelas cores exuberantes e o olfato pelos aromas das espécies.

Outro espaço que irá promover o bem estar e o contato com a natureza é o lago ornamental, que contará carpas e peixes nativos. Na parte mais rasa ficarão as carpas; na área mais funda, espécies de peixes nativos, como matrinxã, piracanjuba e curimbatá.

Como as duas fontes existentes no local, o lago também vai reaproveitar a água, contribuindo com a preservação do meio ambiente. O local conta com sistema próprio e fechado, com tanque de filtragem da água que utiliza tecnologia de ponta, e é composto ainda de mantas isolantes e areia para melhor equilíbrio biológico. O espaço conta também com uma ponte e um deck que serão utilizados pelo público para contemplar os peixes.

O parque ganhou novas áreas de passeios, bancos de madeira, espaço com mesinhas e nova iluminação.

“O novo Lago Municipal, totalmente remodelado e modernizado, é um presente à população ararense. Lutamos muito para conseguir mais esta conquista, que contou com a contribuição do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo. Tenho certeza que o Lago voltará a atrair famílias de Araras e também de cidades vizinhas, o que irá impulsionar ainda mais o turismo”, afirmou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.

Preservação ambiental
Preservar o meio ambiente e as espécies em extinção. Esse é o propósito do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres “Pró-Arara”. Instalado dentro do parque, o espaço será destinado ao cuidado de aves nativas, apreendidas em cativeiros ou vítimas de acidentes, visando à reabilitação e a reintegração delas ao habitat natural.

Todas as aves apreendidas pela Polícia Militar Ambiental e pelo Corpo de Bombeiros na cidade ou região serão encaminhadas ao Centro de Reabilitação, onde passarão por exames e cuidados veterinários, se necessário.

No local, todas as aves recebidas serão tratadas por uma equipe formada por um veterinário, uma bióloga, três cuidadores, além de auxiliares administrativos. Depois deste período de tratamento e reabilitação, as aves serão encaminhadas a uma área de soltura e monitoramento, que fica na zona rural de Araras e será parceira da Prefeitura.

O Centro “Pró-Arara” é composto por uma sala administrativa, ambulatório, uma cozinha para o preparo da alimentação das aves e viveiros. Além disso, há uma sala destinada a educação ambiental onde irão ocorrer capacitações e palestras para alunos das escolas da cidade.

Novo paisagismo
O projeto paisagístico do novo Lago Municipal valorizou também a preocupação com o meio ambiente e o bem estar das pessoas que visitarão o local. A vegetação nativa foi mantida e paisagismo já existente, incrementado. O Departamento de Meio Ambiente, órgão ligado ao Saema, avaliou e catalogou as espécies existentes na área, que foram mantidas e integradas ao processo de rearborização.

Ao todo, o espaço contará com 50 espécies de grande e médio porte, entre árvores frutíferas, palmeiras e coqueiros. Foi realizada também a poda responsável em árvores e arbustos do local, visando apenas aparar os excessos de galhos, sem prejudicar o desenvolvimento das plantas.

Após a entrega de um novo playground, em fevereiro deste ano, e da revitalização da área onde ficava o antigo zoológico, o projeto de revitalização do Lago Municipal prevê ainda intervenções no entorno do Lago, construção de quiosques para lanches e reforma do coreto e sanitários, além de melhorias nos passeios e iluminação.

Horácio Busolin Júnior / Secom