O arrastão de combate à dengue, que aconteceu no último sábado (19), vistoriou 1.618 imóveis na região norte. Durante a ação, os agentes de combate a endemias fiscalizaram residências, terrenos e estabelecimentos comerciais do Jardim Nossa Senhora Aparecida, Santa Rosa, Piratininga, Mário Leite de Castro, Colina e São João.
Balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão do Controle de Endemias, na tarde desta segunda-feira (21), mostra ainda que 892 casas estavam fechadas e 18 moradores não permitiram a entrada dos agentes.
Foram recolhidos aproximadamente 300 kg de objetos, entre latas, garrafas e pneus que poderiam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti, o principal transmissor da dengue.
“Reforço os pedidos para que a população colabore e deixe os agentes vistoriarem as residências. É com essas medidas que eliminamos o foco do mosquito causador da dengue, doença que pode levar a óbito”, ressaltou a chefe de Divisão de Endemias, Luciana Cristina Bianco.
Os arrastões seguem até o dia 30 de novembro em vários bairros da cidade. Durante as atividades, os agentes estão devidamente identificados com crachás e camisetas.
As ações de combate à dengue envolvem ainda visitas frequentes em residências, estabelecimentos comerciais, empresas e pontos estratégicos do município, além de busca ativa por eventuais criadouros em imóveis fechados e orientações à população.
O próximo arrastão acontece sábado (26), na zona sul, envolvendo bairros como Narciso Gomes, XV de Agosto, Parque Industrial, Vila Dona Rosa e Jardim Marabá.
Em caso de dúvida, a população pode ligar para a Secretaria da Saúde no telefone 3543-1522.
Cronograma dos arrastões contra a dengue:
26/10: Narciso Gomes, XV de Agosto, Parque Industrial, Vila Dona Rosa e Jardim Marabá
9/11: Olivia Park 1e 2, Parque das Nações 1 e 2, Jardim Dom Bosco, Jardim Abolição, Jardim Luiza Maria e Jardim Santo André
23/11: Parque Tiradentes, Parque Dom Pedro e Jardim Morumbi
30/11: Jardim José Ometto 1, 2, 3, 4, 5
Luciana Cândido/Secom