A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 26/02/2013 às 16:17
PAC 2: tratamento eficiente de esgoto para as próximas décadas
Serviços estão sendo executados na região norte e seguirão até a região leste

As obras do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, que estão sendo executadas na região norte e seguirão até a região leste, vão proporcionar ao município eficiência no tratamento de esgoto para os próximos 30 anos.

Com investimento de cerca de R$ 23 milhões, sem contrapartida do Governo Municipal, o empreendimento reduzirá a poluição no Ribeirão das Araras e também no Rio Mogi Guaçu.

A obra visa atender ao crescimento da cidade até 2040 e devolver o esgoto ao Ribeirão das Araras, um dos afluentes do Mogi Guaçu, com 97% da carga orgânica retirada. Hoje em dia, após o processo realizado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), o índice chega ao máximo a 60%.

Os serviços começaram na região do bairro Haíse Maria, passaram pela Avenida Fabio da Silva Prado, chegando até a Avenida Dona Renata. Foram implantados 3,5 quilômetros de tubulação pressurizada (recalque), que serão ligados a uma nova Estação Elevatória Esgoto, que será construída próxima ao Ribeirão Arary.

De lá, o esgoto será levado à ETE, no Parque Tiradentes, que também está sendo adequada e ampliada - entre as intervenções estão a construção de quatro decantadores e a transformação de uma das lagoas de polimento em tanque de aeração, potencializando e ampliando a eficiência do tratamento.

A obra inclui ainda a construção de um novo coletor de esgoto na região norte, que visa atender ao crescimento deste setor.

Ederaldo Poy/Secom